REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: “REINVENÇÃO” DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Abstract
Ao final de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou um novo tipo de coronavírus que repercutiu nas economias mundiais. Em março do ano seguinte, foi declarada a pandemia da Covid-19 que se espalhou por todas as regiões do planeta. A educação, assim como a sociedade, teve que se reorganizar em face do isolamento social. Todas as atividades foram paralisadas e se tornou um desafio de transição histórica de curto/médio e longo prazo. Este estudo objetiva refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas nesse período, que foram induzidas a uma ressignificação de seus processos, mediante o uso das tecnologias. Em 2022, a pandemia insiste em se consolidar de outras formas (cepas) e de modos intermitentes. Este estudo teórico-reflexivo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica, cujo intuito não foi de interpretar profundamente o fenômeno estudado, uma vez que não é possível solucioná-lo; mas, descrevê-lo de modo a contribuir para a compreensão da influência da pandemia nas práticas educativas na Educação Superior. Considera-se, nesse sentido, importante refletir em que medida as configurações dos contextos pandêmicos proporcionaram a “reinvenção” da docência também para os tempos futuros.
References
ARBESÚ GARCÍA, M.I.; RIVERA-MORALES, A. Prácticas-reflexivas sobre la docencia en el aula universitária. In: LAMARRA, N.F.; NOSIGLIA, M.C.; PEREZ-CENTENO, C.; RUEDA-BELTRÁN, M. Evaluación, desarrollo, innovación y futuro de la docencia universitária (pp. 235-247). Red Iberoamericana de Investigadores en Evaluación de la Docencia. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial FEDUN, 2021.
ARCE, D. M.; GUILLER, C. Los entornos virtuales: nuevos escenarios de enseñanza y aprendizaje en la Universidad. Actas de Periodismo y Comunicación, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/actas/article/view/2949. Acesso em: 23 fev. 2022.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341411723_EDUCACAO_REMOTA_EMERGENCIAL_elementos_para_politicas_publicas_na_educacao_brasileira_em_tempos_de_Covid-19. Acesso em: 14 set. 2020.
BBC NEWS. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60613575. Acesso em: 06 mar. 2022.
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
BOLZAN, D. P. V. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Projeto de Pesquisa. Universal – MCTI/CNPq n. 01/2016. UFSM, 2016.
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Desenvolvimento profissional docente e contextos emergentes. ASOCIACIÓN DE ESTUDIOS LATINO-AMERICANOS, Barcelona. Anais [...]. Barcelona: 2018. p. 1-21.
BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Contextos emergentes e a reinvenção da docência: desafios da/na cotidianidade. In: BOLZAN, D. P.V.; POWACZUK, A. C. H.;
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC n. 343, de 17 março de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 set. 2021.
CARPINEJAR, F. Colo, por favor! São Paulo: Planeta, 2020.
CEPAL. Panorama social de América Latina 2020. Santiago: CEPAL, 2021. Disponível em: https://www.cepal.org/es/publicaciones/46687-panorama-social-america-latina-2020. Acesso em: 01 mar. 2021.
CNN BRASIL. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/com-epidemia-sob-controle-xangai-planeja-encerrar-lockdown-ate-o-fim-de-maio/. Acesso em: 01 jun. 2022.
COLEMARX. Coletivo de estudos em marxismo e educação. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro, 2020.
CUNHA, M. I.; BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Professor da educação superior. MOROSINI, M. C. (org.) Enciclopédia brasileira de educação superior (pp. 274 – 346). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
DALLA CORTE, M. G. Singularidades da formação e do desenvolvimento profissional docente: contextos emergentes na educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
DICIONÁRIO Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/pandemia/. Acesso em: 18 out. 2020.
GUIÑEZ-CABRERA, N.; MANSILLA-OBANDO, K. Explorando la satisfacción y la insatisfacción del estudiantado universitario en enseñanza remota de emergencia. Actualidades Investigativas en Educación, v. 22, n. 1, p. 1 – 28, 2022. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/49066. Acesso em: 01 maio 2022.
HOFFMANN, Y. T. Desvelar o óbvio: o abismo social e educacional na pandemia. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16152. Acesso em 08 maio 2022.
INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wpcontent/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.
ISAIA, S. M. A.; MACIEL, A. M. R.; BOLZAN, D. P. V. Qualidade na formação e no desenvolvimento profissional: do ideal ao real no cenário da Educação Superior. CUNHA, M. I.; BROILO, C. L. (Orgs.). Qualidade da educação superior: grupos investigativos internacionais em diálogo (pp. 167-187). Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.
LAMARRA, N. F. Universidad, calidad y futuro en América Latina: repensando la evaluación de la docencia desde una mirada inovadora. LAMARRA, N.F.; NOSIGLIA, M.C.; PEREZ-CENTENO, C.; RUEDA-BELTRÁN, M. Evaluación, desarrollo, innovación y futuro de la docencia universitária (pp. 95-111). Red Iberoamericana de Investigadores en Evaluación de la Docencia. Buenos Aires: Editorial FEDUN, 2021.
MARTÍNEZ, A. G.; et al. Buenas prácticas en los entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje. Revista Cubana de Educación Superior, v. 34, n. 3, p. 76 - 88. 2015. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0257-43142015000300006. Acesso em: 15 abr. 2022.
NEZ, E.; FERNANDES, C. M. B. WOICOLESCO, V. G. Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Internacional de Educação Superior (RIESup), v. 8. p. 1 - 22. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663809. Acesso em: 15 jan. 2022.
NEZ, E.; MOROSINI, M. C. Programa institucional de internacionalização (PRInt): análises frente a uma pandemia. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 77-94, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10397. Acesso em: 10 out. 2021.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues/. Acesso em: 14 set. 2021.
OLIVEIRA, E. S. G. O desafio da mediação tecnológica na nova normalidade educacional: por uma educação para Polegarzinha. OLIVEIRA, E. S. G. (org.). Ensinar e aprender com mediação das tecnologias no tempo de “novas normalidades”: experiências e reflexões em variados cenários. Curitiba: Bagai, 2021.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/origins-of-the-virus. Acesso em: 15 abr. 2020.
ONU. Organização das Nações Unidas. World social report 2020: inequality in a rapidly changing world. Disponível em: https://www.un-ilibrary.org/economic-and-social-development/world-social-report-2020_7f5d0efc-en. Acesso em: 14 maio 2020.
OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Folha informativa sobre a covid-19, histórico da covid-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 03 maio 2022.
PALACIOS, M. D. P.; ALVARADO, P. A. C. Práctica preprofesional en la Universidad Nacional de Educación (UNAE): análisis y reflexiones de la modalidad virtual en tiempos de pandemia. Actualidades Investigativas en Educación, v. 22, n. 1, p. 1-27, 2022.
PEREIRA, G. P.; SILVA, C. M. G. D. Prática de atividade física e qualidade de vida no trabalho do docente universitário: revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, 74997-75013, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17750/14391. Acesso em: 28 mar. 2022.
QUINZANI, M. A. D. O avanço da pobreza e da desigualdade social como efeitos da crise da covid-19 e o estado de bem-estar social. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, p. 43–47, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/121. Acesso em: 8 maio. 2022.
SANTANA, L. L.; et all. Fatores intervenientes na qualidade de vida docente durante a pandemia da COVID-19. Actualidades Investigativas en Educación, v. 22, n. 1, p. 1-32, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/447/44769515009/html/. Acesso em 28 mar. 2022.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008.
SENHORAS, E. M. Novo coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boletim de conjuntura (BOCA), v. 1, n. 2, p. 39–42, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/174. Acesso em: 8 mar. 2022.
SILVA, A. S.; RIBEIRO, M. L. Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-10, jan.-jun. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/34309. Acesso em: 15 fev. 2022.
UNESCO. Coalização global da educação. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse#durationschoolclosures. Acesso em: 04 maio 2022.
UNESCO. COVID-19 Impact on Education. 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 29 maio. 2022.
WOICOLESCO, V. G.; MOROSINI, M.; MARCELINO, J. M. COVID-19 and the crisis in the internationalization of higher education in emerging contexts. Policy Futures in Education, v. 20, n. 4, p. 433-442, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/14782103211040913?journalCode=pfea. Acesso em: 8 mar. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).