SABERES E EXPERIÊNCIAS ADVINDOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO
Abstract
Este estudo tem como objetivo narrar e analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência (ED) de um curso de pós-graduação stricto sensu em Educação, em disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). Tem como arcabouço metodológico orientador dos procedimentos de pesquisa, a pesquisa narrativa. Os participantes da pesquisa são dois autores do presente artigo. Foram realizadas narrativas (auto)biográficas referentes às experiências formativas no ED realizados nos anos de 2020 e 2021. Os dados que permitiram à construção das narrativas se referem às notas de campo feitas pelos pesquisadores durante o planejamento das aulas, os encontros com os alunos das disciplinas e os relatórios do ED. A análise das narrativas se constituíram pelas experiências dos pós-graduandos, relacionadas ao planejamento da disciplina, a vivência das aulas, e o processo formativo e saberes advindos dessa experiência. Constatou-se que o processo de ED trouxe consigo as marcas das vivências da graduação, além de outros aspectos: a experiência docente das aulas no formato online, o processo de acompanhamento do professor titular das disciplinas, e as reflexões sobre a prática de ensino-aprendizagem, a interação professor-aluno e o que é ser professor nesse nível de ensino.
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