“A ESCOLA FECHOU, O ENSINO PASSOU A SER REMOTO E PEGOU A GENTE DE SURPRESA”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINAR REMOTAMENTE
Abstract
Este estudo aborda a formação de professores na perspectiva do caráter emergencial do ensino remoto em tempos de pandemia e a relação dos docentes com as tecnologias de informação. Partindo de uma escuta sensível de professores de inglês, busca-se analisar as dificuldades para lidarem com metodologias para o ensino online, bem como compreender as estratégias utilizadas para se instrumentalizarem quanto ao manuseio das TICs. O estudo tem como opção metodológica a História Oral e como corpus os relatos obtidos por meio de entrevista oral na modalidade remota de oito professores do Maranhão e do Pará. Aborda-se neste estudo, o aprender pela experiência como projeto de formação e autoformação. Os dados indicam que os docentes criam espaços para a sua autoformação e uma rede colaborativa como alternativa para suprir a lacuna dos saberes tecnológicos. Constata-se também que, no ensino remoto da Língua Inglesa, a exclusão digital potencializa as dificuldades já existentes.
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