A APLICABILIDADE DAS DIRETRIZES PROPOSTAS PELA BNCC NO CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE
Abstract
A BNCC foi criada como uma tentativa de fornecer uma referência para a educação básica no Brasil. Tendo inglês como a língua estrangeira que deve ser ensinada durante o ensino médio, o documento se baseia em diferentes teorias, dentre as quais a noção de inglês sendo língua franca (CRYSTAL, 1995; KACHRU, 1992) e o uso de inglês atrelado aos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2012; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001) são destacadas neste trabalho. Com o objetivo de comparar as diretrizes do documento com a realidade em sala de aula, observações de aula e uma entrevista com a professora responsável pelas turmas foram conduzidas. Os resultados mostram uma tendência à instrumentalização do ensino e aprendizagem de inglês em detrimento de aprovação em provas nacionais e estaduais, como o ENEM e o SSA, assim como os obstáculos para aplicar algumas das diretrizes devido à falta de treinamento para professores e de estrutura escolar.
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