NOTAS SOBRE MARXISMO, DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E CIÊNCIA

Abstract

A presente pesquisa discute alguns dos fundamentos da perspectiva marxista da ciência. Desse modo, recorremos a uma bibliográfica clássica do campo, no intuito de identificarmos os pontos de articulação entre teoria e prática, pensamento e ação, ciência e vida material. Apontamos que o marxismo apresenta notórias qualidades quando posto para compreender o desenvolvimento histórico das ciências. Por isso, desde que em diálogo crítico e respeitoso com as outras tradições filosóficas, o marxismo pode continuar nos auxiliando na histórica tarefa colocada para a humanidade de compreender e transformar a realidade.

Author Biographies

Leandro Henrique Cruz da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação Física (pela UFPA), Mestre em Educação (pela UFPA). Atualmente é professor no Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação Física (pela UFPA), Doutor em Educação (pela UFPA).  Atualmente é professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

References

ADORNO, T. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

ANDERY, M. A. et al. Para Compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

BACHELARD, G. A epistemologia. Lisboa, Edições 70, LDA, 2006.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

COUTINHO, C. N. O leitor de Gramsci. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

CORRÊA, João Guilherme de Souza. Relação Marxismo e ciência: Luta de classes, superação da filosofia e emancipação humana. Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianópolis,n 3, p. 120-134, 2007.

FABIO, S. et al. Como elaborar projeto de pesquisa: linguagem e método. Ed. FGV, 2008.

GAMBOA, M; GAMBOA, S. Pesquisa na Educação Física: epistemologia, escola e formação profissional. Maceió: EDUFAL, 2009.

GAMBOA, S. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias. 2.ed. rev. e ampl. Maceió: EDUFAL, 2010.

GRAMSCI, A. A concepção dialética da história. Rio de Janeira: Civilização brasileira, 1978.

HELLER, A. O quotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

HESSEN, J. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KONDER, L. Marxismo e Alienação: contribuição para um estudo marxista do conceito de alienação. 2. ed. São Paulo, 2009(a).

KONDER, L. O Marxismo na batalha das ideias. 2. ed. São Paulo: Expressão popular, 2009(b).

KOSIK, K. Dialética do Concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARX, K. Contribuições à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K; ENGELS, F. a Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

MARX, K. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. 4. ed. Rio de Janeiro :Paz e Terra,1978.

MARX, K. O capital: Crítica da economia política: Livro: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

PAES NETO, G; FRANÇA, N; FURTADO, R. Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em educação física. Filosofia e Educação [RFE] – volume 8, número 3 – Campinas, SP Outubro de 2016-Janeiro de 2017 – ISSN 1984-9605 – p. 13-32.

PAES NETO, G; FRANÇA, N; FURTADO, R. Teoria do conhecimento, epistemologia e materialismo dialético na pesquisa e no trabalho pedagógico em Educação Física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 2, p. 99-107, ago. 2017.

PAULO NETTO, José. Introdução ao Estudo do Método de Marx. -1ed. – São Paulo:

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. – 23. Ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.

VÁSQUEZ, A. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.
Published
2024-02-21