ESTÁGIO À DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Abstract
Este estudo discute o Estágio e Docência Universitária, por intermédio do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia, durante a pandemia em um contexto de ensino remoto. Assim sendo, as aulas ocorreram de maneira não presencial, mas em momentos síncronos e assíncronos, que proporcionou momentos únicos de aprendizagem que contribuiu para uma compreensão do papel da mestranda na formação profissional e na construção de saberes necessários a prática docente. Além disso, concluímos que é possível aproveitar melhor a potencialidade da tecnologia no retorno das aulas presenciais. Trata-se de uma abordagem qualitativa, que tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pela mestranda na Licenciatura em Matemática.
References
BORER, V. L. Saberes uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 173 – 199.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.
CORRÊA, G.T ; RIBEIRO, V.M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013.
COSTA, A. P. A geometria na educação básica: um panorama sobre o seu ensino no Brasil. Revista Educação Matemática em Foco. v.9, n.1, p.128-152.janeiro / abril 2020.
DENZIN, N.K. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed,2006.
FARIAS, I. M. S; LIMA, W. S. R; VIANA, M. A. P. Estágio de docência no ensino superior: um olhar transluzente a partir de experiências no processo de ensino e aprendizagem. Revista Momento – diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 31, n. 1, p. 253-271, jan./abr., 2022.
FRANCHI, G.O.OM. O estágio docente na Pós-Graduação׃ Espaço ou lugar de formação do professor universitário?. Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba/PR:UFPR.2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/61683974-O-estagio-docente-na-pos-graduacao-espaco-ou-lugar-de-formacao-do-professor-universitario.html Acesso em: dez/2021.
HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Saberes um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 113 – 172.
INÁNCIO. A. M, et al. Estágio docente em modalidade remota: breve relato de experiência em tempos pandêmico. In. III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. v.3. n. 1. Anais do III SENPE. Pelotas, 2020. Disponível em:https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14792. Acesso em: maio/2022.
JOAQUIM. N.F, et al. Estágio Docência: um Estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras . RAC, Curitiba, v. 15, n. 6, pp. 1137-1151, Nov./Dez. 2011.
LIMA,J.O.G; LEITE, L.R. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, set./dez. 2019.
MARTINS, M.M.M.C. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2013.MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento Especializado de Professores de Matemática (MTSK) na Web of Science até 2020. Zetetiké, Campinas, SP, v.29, 2021, p.1-18. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660030. . Acesso em abril/2022.
PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis . v.3, números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: dez/2021.
_______________. Estágio e Docência. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=NXdZDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=estagio+de+docencia+do+pos+graduando+em+ensino+de+matematica&ots=BwiMbasC7s&sig=DQbY1seFB6QOjcoeYq3hYT3NZSk#v=onepage&q=estagio%20de%20docencia%20do%20pos%20graduando%20em%20ensino%20de%20matematica&f=false .Acesso em: dez/2021.
PIROLA, D.L. Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2012.
ROCHA. C.J. Saberes a e para ensinar em discussão: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em História da Educação Matemática. Revista de História da Educação Matemática. HISTEMAT – v. 5, n. 1, 2019. p. 84 – 96.
SOUZA, G. B.et al. Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural. Revista Insignare Scientia. RIS – v. 4, n.6,. Set/Dez. 2021. p. 282 – 299.
SILVA, D. S; ANDRADE, L. A. P; SANTOS, S. M. P. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7177/6592. Acesso em: mar/2022
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).