ETHOS E CENAS ENUNCIATIVAS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: A NESTLÉ E AS DONAS DE CASA NA DÉCADA DE 1960
Abstract
O objetivo deste artigo é identificar as cenas enunciativas e o ethos discursivo impressos no processo de persuasão dos discursos publicitários da Nestlé vistos no livreto de receitas “Doces brasileiros de verdade”. A pesquisa é realizada segundo marco teórico de Maingueneau (2013, 2015, 2019), sobre as cenas enunciativas, o ethos discursivo e o discurso publicitário; Bakhtin (2016), sobre a intenção discursiva e os gêneros do discurso; e Charaudeau (2010), sobre as estratégias discursivas no discurso publicitário. Também são utilizados referenciais complementares. A pesquisa é bibliográfica e documental, com análise qualitativa. Foram observados efeitos de persuasão instaurados por um quadro cênico que aproxima, discursivamente, as consumidoras do produto e projeta a elas uma imagem de si de sabedoria, mentoria e orientação. Tais efeitos promulgam uma face positiva da marca que tanto desenvolvem uma identificação com o coenunciador, quanto o convencem da eficácia do produto anunciado.
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