JÚBILO, MEMÓRIA, NOVICIADO DA PAIXÃO: ESCRITA DO AMOR E O CORPO FEMININO COMO ATO POLITÍCO E TRANSGRESSOR
Abstract
Historicamente, na sociedade brasileira, em consequência da religiosidade cristã, do patriarcado e do machismo estrutural, o corpo da mulher foi e é associado ao sagrado, cerceando, assim a liberdade do gênero feminino de ser e de existir, sobretudo nas questões que envolvem o corpo, como os desejos sexuais. Neste sentido, abordaremos acerca do erotismo e o corpo feminino em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão da escritora brasileira Hilda Hilda, sob a perspectiva das relações de gênero à luz da escrita de autoria feminina, para que assim, possamos compreender como o contexto sociocultural e religioso está intimamente ligado à escrita literária de HH. Para tanto, recorremo-nos ao método de abordagem qualitativa, na qual adotamos os procedimentos da pesquisa bibliográfica. Portanto, valer-nos-emos, teoricamente, de Georges Bataille, Gayatri Spivak, Victor Henriger, Cristiano Diniz, entre outros.
References
ÂREAS, Vilma. WALDMAN, Berta. Hilda Hilst, o excesso em dois registros. In: HILST, Hilda. Da Poesia. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Prefácio. In: SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Tradução Fernando Scheib. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte. Editora UFMG, 1998.
BORGES, Luciana. SOBRE A OBSCENIDADE INOCENTE: O CADERNO ROSA DE LORI LAMBY, DE HILDA HILST. OPSIS - Revista do NIESC, Vol. 6, 2006.
CARDOSO, Beatriz. A Obscena Senhora Hilst, 1994. In: DINIZ, Cristiano. Fico Besta Quando me Entendem. São Paulo: Globo, 2013.
DESTRI, Luisa de Aguiar. De tua Sábia Ausência: A Poesia de Hilda Hilst e a Tradição Lírica Amorosa. Campinas, SP: [s.n.], 2010.
DINIZ, Cristiano (org.). Fico Besta Quando me Entendem: Entrevista com Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2013.
DUNKER, Christian Ingo Lenz. RODRIGUES, Ana Lucilia. Cinema e Psicanálise: História, Gênero e Sexualidade. 2. ed. São Paulo: nVersos, 2015. (Coleção cinema e psicanálise; v. 5).
DUNKER, Christian Ingo Lenz. RODRIGUES, Ana Lucilia. Cinema e Psicanálise: A Tela do Feminismo ao Feminino. São Paulo: nVersos, 2019. (Coleção cinema e psicanálise; v. 8).
FOUCALT, Michel. História da Sexualidade 2: Uso dos Prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 7ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GOMES, Antônio Egno do Carmo. “HÁ UM AUTOR NESTE ROMANCE?” – A voz, a ação e os apelos do autor metaficcional. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, 2014.
HENRIGER, Victor. Posfácio. In: HILST, Hilda. Da poesia. São Paulo: Companhia, 2017.
HILST, Hilda. Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HILST, Hilda. Da Poesia.1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
MORAES, Auridéa. Canções Inacabadas. Imperatriz: ETHOS, 2019.
SOUZA, Bruna Cassimiro da Silva. A Obscena Senhora D: Uma Leitura às Margens do Cânon. In: CALDAS, Yurgel Pantoja. CARVALHO, Fábio Almeida de. (Org.). Leituras amazônicas & brasileiras. Boa Vista: Editora da UFRR, 2021.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
WERNECK, Humberto. Hilda se Despede da Seriedade. In: HILST, Hilda. Pornô Chic. São Paulo: Globo, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).