QUANDO OS IRMÃOS LUMIÈRE ENCONTRAM O CERRADO: APROXIMAÇÕES INICIAIS E PROJETOS EM DISPUTA NA ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CINECLUBES
Abstract
O presente artigo tem a finalidade de apresentar reflexões iniciais acerca do contexto atual da educação no Brasil, aproximando-a dos cineclubes em atividade no estado de Goiás, em especial o Cineclube Ismael Silva de Jesus, atuante em Goiânia. Para tanto, fez-se levantamento bibliográfico sobre o estado da arte e constatou-se que o cineclube Ismael tem implícita a concepção de movimento social contra hegemônico, mas não chega a fazer um debate sobre um referencial teórico específico – o que nos permite analisá-lo sob a égide de Mészáros (educação para além do capital) e das pedagogias críticas e situadas em Goiás e no Brasil.
References
ANDES-SN. Cadernos ANDES. Proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira. Número 2. 4ª Revista atualizada e revisada. Janeiro 2013. Disponibilidade em: https://www.andes.org.br/img/caderno2.pdf . Acesso em 01 de novembro de 2021.
ANDES-SN. MARCO LEGAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (LEI 13.243/16): riscos e consequências para as universidades e a produção científica no Brasil. Cartilha produzida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, 2017. Disponibilidade em: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1508946885.pdf . Acesso em 01 de novembro de 2021.
ANDES-SN. Crise de Financiamento das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia Pública. Cartilha produzida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, 2018. Disponibilidade em: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1877498921.pdf . Acesso em 01 de novembro de 2021.
CARDOSO, Mario Mariano Ruiz. Universidade e Socialismo: contribuições a partir da Revolução Cubana e do pensamento de Ernesto Che Guevara. In: PINHEIRO, Milton. (et al). A Universidade Popular. São Paulo: ICP, 2021. p. 202.
CARNOY, Martin. ¿Por qué los estudiantes cubanos rinden más?. In: La ventaja académica de Cuba. Fondo de Cultura Economica USA; Illustrated edição jan/ 2010.
CASTRO, Fidel. La crisis económica y social del mundo. Oficina de publicaciones del Consejo de Estado, La Habana, 1983. Disponibilidade em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20191016025631/La_crisis_economica_y_social_del_mundo.pdf. Acesso em 03 de janeiro de 2022.
GUEVARA, Ernesto Che. El socialismo y el hombre em Cuba. La Habana: Ocean Sur, 2011.
IASI, Mauro Luis. Processo de Consciência. São Paulo: CPV, 1999.
LEHER, Roberto. Reforma do Estado: o privado contra o público. In: Revista Trabalho, Educação e Saúde. (1). 2. setembro de 2003. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/tes/a/NhjhPwHSQNc99GT6kjdCNDC/?lang=pt . Acesso em 01 de novembro de 2021.
MESZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
NÓVOA, Jorge. Leitores do cinema-história do século XX: Visionários de uma pedagogia do “futuro”. In: ALVES, Giovanni.; MACEDO, Felipe (orgs). Cineclube, cinema e educação Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2010.
REBELATTO, Francieli; ACOSTA, Luis; PINHEIRO, Milton (org). A Universidade Popular. São Paulo: ICP, 2021.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Uma história sem fim: o cineclube abraça a escola. In: ALVES, Giovanni.; MACEDO, Felipe (orgs). Cineclube, cinema e educação Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2010. p. 109 – 123.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4° ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
ZAGNI, Rodrigo Medina. O conhecimento a serviço de quem? Universidade, pesquisa, ciência e tecnologia no capitalismo dependente brasileiro. In: PINHEIRO, Milton (et al) org. A Universidade Popular. São Paulo: ICP, 2021. p. 137-192.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).