A PRÁTICA INVESTIGATIVA E O TRABALHO COLABORATIVO COMO PERSPECTIVAS DE ABORDAGENS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Abstract
Este estudo tem como objetivo discutir o trabalho colaborativo e a prática investigativa na formação de professores que ensinam Matemática. Dessa maneira, a Educação Matemática necessita promover alternativas e respostas às questões socioeducacionais da atualidade e do futuro. Assim, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Como está sendo constituído o corpus de pesquisa nas áreas do trabalho colaborativo e das práticas investigativas na formação de professores que ensinam matemática? Desta forma, como metodologia empregou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em trabalhos científicos atuais e relevantes sobre formação de professores, práticas investigativas e trabalho colaborativo. Os resultados obtidos apontam possibilidades e potencialidades com vistas a uma formação de professores fundamentada no emprego das práticas investigativas e o trabalho colaborativo na formação docente. Em suma, o trabalho colaborativo e a prática investigativa possibilitam aos pesquisadores novas alternativas no sentido de constituir um caminho para responder aos desafios por inovação no mundo atual.
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