O SINAES E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

Abstract

O Brasil fez, historicamente, a opção pela expansão da oferta de educação superior através do ensino privado. Isso toma mais corpo a partir da regulamentação que permitiu a existência de instituições de ensino com fins lucrativos. A criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) trouxe consigo a expectativa de que, por meio do processo avaliativo seria possível refrear a expansão da oferta de educação superior privada. Procura-se, neste artigo analisar, a partir dos dados do Censo da Educação Superior e da análise de documentos, se a implementação do SINAES trouxe algum impacto que significasse um refreamento no processo de mercantilização da educação superior. A partir da análise dos dados, é possível ver que a expectativa de controle da expansão privada não ocorreu. Há indícios de que, especialmente as IES com fins lucrativos criaram estratégias para lidar com as avaliações. Também observou-se que as flutuações do número de matrículas nas IES privadas têm sido muito mais influenciadas pelas mudanças no quadro econômico do país do que pelas políticas de avaliação e regulação.

Author Biography

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação (PUCRS). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação dos Profissionais do Ensino do Rio Grande Do Sul (AESUFOPE). Foi membro do Conselho Nacional de Educação e presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.

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Published
2022-05-17