EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RETRATOS DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Utilizando a abordagem qualitativa, essa pesquisa baseou-se na pesquisa documental com finalidade de refletir sobre a visão dos alunos diante do isolamento social, suspensão das aulas presenciais e aplicação de uma estratégia de ensino remoto emergencial no município onde estudam. Participaram dessa investigação alunos de 9 ano de uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. Analisamos as fotografias feitas pelos alunos utilizando o celular. O material foi enviado alunos via um aplicativo de rede social. Questões como a autonomia para buscar outras fontes de informação para além da plataforma disponibilizada e a busca de apostilas impressas distribuídas pela escola para atingir alunos com dificuldade de acesso mostram uma tentativa de contornar as adversidades que se materializaram. Emergiram as relações humanas que se intensificaram nesse momento, construídas no seio familiar; o desânimo e a opção limitada de lazer, que mesmo assim compete com as atividades escolares.
References
CARDOZO, Paloma Rodrigues; SANTOS, Andreia Mendes. A criança com TEA: o ingresso no ensino fundamental em meio a pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 46193-46201, 2020.
Carvalho, L. de S., Silva, M. V. de S. da, Costa, T. dos S., Oliveira, T. E. L. de, & Oliveira, G. A. L. de. (2020). The impact of social isolation on people’s lives during the COVID-19 pandemic period. Research, Society and Development, 9(7), e998975273. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5273
CONCEIÇÃO, Wellington da Silva; CRUZ, Rafael de Oliveira. “Quanto mais perto, mais real fica”: emoções frente à pandemia do Coronavírus em uma pequena cidade do Tocantins. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 19, n. 55, abril de 2020. Suplemento Especial – Pensando a Pandemia à luz da Antropologia e da Sociologia das Emoções, pp. 87-100, maio de 2020 - ISSN 1676-8965.
Conselho Nacional de Educação (2020, 18 de março). Nota de Esclarecimento. Disponível em https://bit.ly/3dXyihu
EGAS, Olga Maria Botelho. Metodologias artísticas de pesquisa em educação e deslocamento na formação docente: a fotografia como construção do pensamento visual. 2017. 293 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
EISNER, Elliot. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação. Currículo sem fronteiras, v. 8, n. 2, p. 5-17, 2008.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 5/2020. Disponível em:
MOREIRA, J. A., HENRIQUES, S., BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9756 Acesso em: 11 ago. 2020.
NEIVA-SILVA, Lucas; KOLLER, Sílvia Helena. O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia. Estudos de psicologia (Natal), v. 7, p. 237-250, 2002.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; DOS SANTOS LISBÔA, Eliene Soares; SANTIAGO, Nilza Bernardes. PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS NA ÁREA EDUCACIONAL. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 17-24, 2020.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, n. 1, 2009. Disponível em:
SILVEIRA, Antonia Soares et al. Processo ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia e isolamento. Revista Ciência Contemporânea, v. 1, n. 6, p. 349-364, 2020.
SILVESTRE, F.E.R.; PEREIRA, W.G.; RODRIGUES, H.A. Experiência docente em geografia no ensino fundamental utilizando o jogo Garena Fee Fire. Revista CC&T/UECE do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/CE, v. 1, n.3, p. 139-149, jul./dez. 2019. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/CCiT
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).