PERSPECTIVAS PARA PROPORCIONAR A MUDANÇA EDUCACIONAL: UM ENSAIO REFLEXIVO
Abstract
Este artigo argumenta sobre o papel central que a instituição escolar ocupa na aprendizagem das crianças e adolescentes, destacando a função socializadora de perpetuação dos saberes que é atribuída a escola na sociedade contemporânea. Para compreender criticamente a função escolar, é analisado através de um ensaio, sobre a constituição histórica desta instituição, como fruto de uma organização econômica, política e cultural. Argumenta-se que os saberes eleitos para serem perpetuados na escola, participam de uma ideologia dominante, que corrobora com a perpetuação da organização de uma sociedade desigual. Defende-se, então, que para quebrar com esta lógica opressora, a escola deve reconhecer a alteridade e constituir a sua prática a partir dos diversidade de sujeitos que a atravessa. O artigo trata, ainda, sobre a organização social brasileira e sobre os conflitos que a atravessam, sobre a democratização da educação escolar através da LDB e sobre a necessidade de práticas plurais para alcançar uma educação verdadeiramente democrática, uma educação que se responsabiliza com a descolonização. Fazendo referência à práticas educacionais que contam com a participação da comunidade para promover inovações escolares e apostando na construção de um sistema de aprendizagem colaborativo, que funcione como estratégia política para impulsionar a mudança educacional e social
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