ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
As tecnologias estão presentes na educação e fazem parte de ações críticas e criativas no processo ensinoaprendizagem na sala de aula. Esse artigo propõe refletir sobre processo de integração das tecnologias na formação continuada dos professores, orientado pelas diretrizes do programa inclusão digital da secretaria da educação e cultura do estado do Tocantins. Para tanto a coleta de dados incluiu análise do projeto de inclusão digital e entrevistas, que apontaram as manifestações dos sujeitos sociais como posicionamentos e opiniões, sobre as condições reais e especificidades da formação continuada dos professores para uso pedagógico das tecnologias. O resultado da pesquisa indica uma visível descrença desses profissionais em relação a implementação a longo e médio prazo de cursos em tecnologias pedagógicas para melhoria do trabalho na sala de aula da educação básica, considerando que, a maioria das ações desenvolvidas nessa área pela SEDUC-TO, fazem parte de programas nacionais, portanto são políticas de caráter verticalizadas.
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