DISPARANDO ENLACES DE CORPOS E ESCRITAS: A PRODUÇÃO DO COMUM EM UMA EDUCAÇÃO ENTRE TELAS
Abstract
O artigo analisa modos de enlaces corpoescriturais produzidos em encontros levados a cabo durante duas versões de um curso de extensão interinstitucional realizado em caráter remoto durante a pandemia de covid-19 no Brasil. A partir de convites virtuais de exercícios de corpo-escrita, por nós denominados “disparadores”, vimos surgir, nessa proposta, um conjunto de situações e modos de partilha que nos levaram a mapear certas maneiras pelas quais as experiências vivenciadas pelas(os) participantes produzem “enganchamentos” intensivos entre eles. Para além da movimentação da própria noção de laço social, nossas análises nos levaram a pensar o modo como espaços comuns produzem corpos e se produzem entre eles, gerando possibilidades de criação que nos parecem valiosas em propostas educacionais realizadas a partir do encontro.
References
COELHO, Carolina Marra S. Psicanálise e laço social - uma leitura do Seminário 17. Mental, Barbacena, ano IV, n. 6, jun/2006, p. 107-121.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia - vol. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997.
_______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia - vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
ELEMENTOS para uma Cartografia da Grupalidade. O Indivíduo, o Comum, a Comunidade, a Multidão (2010 : São Paulo, SP). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento544502/elementos-para-uma-cartografia-da-grupalidade-o-individuo-o-comum-a-comunidade-a-multidao-2010-sao-paulo-sp. Acesso em: 03/11/2019.
GIL, José. Pequenas percepções, In.: LINS, Daniel (org.). Razão Nômade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p.19-32.
_______. Movimento Total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
_______. Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
LE MOAL, Philippe. Dictionnaire de la danse. Paris: Larrousse, 2008.
LEPECKI, André. Movimento na pausa. Disponível na internet: https://www.n-1edicoes.org/textos/147. Acesso em: 02/10/2020.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade, v. 33, n.1, jan/jun 2008, p. 35-48.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Marteen. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
NANCY, Jean-Luc. A comunidade inoperada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
_______, Política e/ou política. ALEA, Rio de Janeiro, v. 17/1, pág. 166-178, jan-jun/2015.
_______. À escuta. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2014.
RANCIÈRE. Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).