O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA INTEGRAÇÃO DOS POVOS LATINO-AMERICANOS

  • Rândala Maria de Morais Nogueira y Rocha Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Abstract

Este artigo parte de uma construção teórica que objetivou identificar que, para que ocorra a integração estatuída na Constituição Federal Brasileira de 1988 entre os povos latino-americanos, é necessário fomentar uma política cultural no país. Esse processo deve ser iniciado ainda na escola de Educação Básica, proporcionando uma educação que rompa com os paradigmas tradicionais de cultura, raça, etnia e padrões normativos caminhando para a Universidade, espaço onde a interculturalidade crítica e não somente a funcional necessita se fazer presente.  Nessa direção, a proposta é incentivar o trabalho com as diversidades culturais existentes, buscando o consenso entre os povos integrantes do Cone Sul. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica, que busca elencar pontos definidores para a construção de uma política de integração regional. Finalmente, vislumbra-se que o Brasil precisa incitar ações de integração entre os povos latino-americanos, e que a Educação Superior se constitui no lócus apropriado para que essas discussões e reflexões sejam gestadas e colocadas em prática.

Author Biographies

Rândala Maria de Morais Nogueira y Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED). Líder do Grupo de  Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT). 

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campus de Aquidauana (CPAQ). Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED/UFMS) e Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

References

AMORIM, M. C. M. O humano em Edgar Morin: contribuições para compreensão da integridade na reflexão pedagógica. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4804/1/arquivo5990_1.pdf. Acesso em: 06 dez. 2020.

ARAGÃO, L. M. C. Razão comunicativa e teoria social crítica em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

BASTOS, C. R. Curso de teoria do estado e ciência política. São Paulo: Saraiva, 2002.

BEYHAUT, G. Dimensão cultural da integração na América Latina. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 20, p. 183-198, 1994.

BORDIGNON, L. S.; NEZ, E. Políticas de formação dos profissionais da educação básica: inovações ou preocupações? In: Anais V Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE): regional sul. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2018. p. 467-472.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRUNNER, J. J. Educación superior en América Latina. Fondo de Cultura
Económica, 1990.

CAPES. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID). Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 30 ago. 2019.

CALHOUN, C. Multicultarismo e nacionalismo, ou por que sentir-se em casa substitui o espaço público? In: MENDES, C. (coord.). Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001.

CARVALHO, J. J. Encontro de saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: COSTA-BERNARDINO, J. TORRES-MALDONADO, N. GROSFOGUEL, R. (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

COSTA, S.; WERLE, D. L. Reconhecer as diferenças: liberais, comunitários e as relações raciais no Brasil. In: WARREN, I. S. et al. Cidadania e multiculturalismo: a teoria social no Brasil contemporâneo. Lisboa: UFSC e Socius, 2000.

CUNHA, L. A. Ensino superior e universidade no Brasil. LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FURTADO, C. Formação econômica da América Latina. Rio de Janeiro: Lia Editor, 1970.

FONSECA, J. R. A instituição de Ensino Superior e a questão da baixa complexidade: um desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pos grado en Educación de La Universidad Udelmar – Chile, 2013.

GARRETÓN, M. A. (coord.). Teoria crítica: Habermas e a escola de Frankfurt. Campinas: Papirus, 1988.

GONÇALVES, M. A. S. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173301999000100007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 06 dez. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GREMSKI, W. Tensões entre políticas nacionais e políticas institucionais. Palestra proferida na Conferência Interamericana de Ensino Superior. Pontifícia Universidade Católica-PUC/Paraná, Curitiba, 28/06/2005.

HABERMAS, J. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: Littera Muindi, 2001.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da política da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

KINZO, M. D. G. A democratização brasileira um balanço do processo político desde a transição. São Paulo em perspectiva. 15(4) 2001.

LAMARRA, N. F. Educación superior y calidad em América Latina y Argentina: los processos de evaluación y acreditación. ENDUNTREF, Argentina, 2007.

LIBÂNEO, J. C. Didática na Formação de Professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A.;SUANNO, M. V. R. (Org.) Didática e formação de professores : novos tempos , novos modos de ensinar e aprender. Porto Alegre: Sulina, 2012.

LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ, 1997.

NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.

NEZ, E.; FRANCO, M. E. D. P. Geopolítica do conhecimento na pós-graduação brasileira. In: Educação superior: políticas públicas e institucionais em perspectiva. Criciúma: EDIUNESC, 2018, p. 33-47.

NEZ, E.; SOUZA, W. C. A prerrogativa do direito na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES) 2018. Educação e fronteiras on-line, v.8, p. 96 - 110, 2018.

NOGUEIRA Y ROCHA. L. M. M. Educação e linguagem na vida, na escola, na TV. Cuiabá: Cathedral, 2005.

NORAMBUENA, C. V. Repensar América Latina. In: PIZZI, J.; BRITTO, M. G. P. (orgs). Diálogo crítico–educativo VIII: constitucionalismos, democracias e educação: o presente e o futuro da América Latina. Pelotas: UFPEL,2017.

OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p.15-40, abr. 2010.

OLIVEN, A. C. A paroquialização do ensino superior: classe média e sistema educacional no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1990.

PAULA. M. F. A formação universitária no Brasil: concepções e influências. Avaliação. Campinas. v. 14, n. 1, mar. 2009. p. 71-84.

PORTELA, P. H. Direito internacional público e privado: incluindo noções de direitos humanos e direito comunitário. Salvador: JusPODIVM, 2012.

RAMOS, A. C. A integração regional e a constituição vinte anos depois. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/176550/000843889.pdf?sequence=3. Acesso em: 20 out. 2020.

RAMOS, A. C. Curso de direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2019.

ROSSATO, R. Universidade: nove séculos de historia. Passo Fundo: Ediupf, 1998.

SANTOS, B. S. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, B. S. Para uma concepção multicultural dos direitos humanos. Contexto internacional. V. 23. N. 1. jan./jul. 2001.

SILVA, A. M.; ALMEIDA, D. A. A diversidade cultural latino-americana na cobertura da rede de comunicação TELESUR. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1209/1041. Acesso em: 20 out. 2020.

SOUZA, W. C.; NEZ, E. Diálogos entre universidade e educação básica: o pibid como interlocução na formação de professores. Educação, cultura e sociedade. , v. 10, p.66 - 79, 2020.

TAYLOR, C. El multiculturalismo y la política del reconocimiento. México: Fondo de Cultura Económica, 1994.

TRINDADE, A. L. A diversidade humana na escola: reconhecimento, multiculturalismo e tolerância. Disponível em: www.espacoacademico.com.br/042/42wlap.htm. Acesso em: 20 abr. 2005.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

WALSH, C. La educación Intercultural en la educación. Peru: Ministerio de Educación. (Documento de trabalho), 2001.
Published
2022-05-17