CONEXÕES ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Abstract
Este estudo teórico-reflexivo propõe uma análise da conexão entre metodologias ativas e a internacionalização da educação superior em ambientes virtuais de aprendizagem, buscando estabelecer os nexos teóricos e práticos entre essas dimensões. Na análise realizada, contextualiza-se a pertinência da adoção de metodologias ativas nos ambientes virtuais de aprendizagem, considerando as novas configurações impostas à função social das instituições de educação superior no atual contexto e o papel de protagonista do estudante nas atuais teorias educacionais. Demonstra-se como o uso das metodologias ativas nas ações de internacionalização da educação superior realizadas em ambientes virtuais de aprendizagem contribuem para fomentar o desenvolvimento de competências internacionais e interculturais necessárias para a formação de sujeitos que precisam atuar social e profissionalmente em um mundo globalizado.
References
ALMEIDA, M.E.B. Apresentação. In: BACICH, L; MORAN, J.(orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB.
ARAUJO, J.C.S. Fundamentos da metodologia de ensino ativa. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, Florianópolis. Anais...Florianópolis: UFSC, 2015. p. 1-18. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216.pdf. Acesso em 13 jan. 2022.
BACICH, L; MORAN, J.(orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB.
BASTOS, C. C. Metodologias ativas. 2006. Disponível em: http://educacaoemedicina.blogspot.com.br/. Acesso em: 15 jan. 2022.
BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, A.; MATEI, L.; PRICOPIE, R., et al. (eds.). The European Higher Education Area. The Impact of Past and Future Policies. Cham: Springer, 2015.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326.
Acesso em: 14 dez. 2021.
BIJNENS, H.; BOUSSEMAERE, M.; RAJAGOPAL, K.; OP DE BEECK, I.; VAN PETEGEM, W. European Cooperation in Education through Virtual Mobility: a best practices manual. Heverlee: EuroPACE ivzw, 2006. Disponível em: https://www.eurashe.eu/library/wg4-r-virtual-mobility-best-practice-manual-pdf/. Acesso em: 27 dez. 2021.
BOAL, H.M.C.; STALLIVIERI, L. Os MOOCs e o processo de internacionalização das instituições de Ensino Superior. In: XV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU. DESAFIOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO SÉCULO XXI, 2015. Mar del Plata. Anais...Mar del Plata: UNMdP, 2015. p. 1-16. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/136147/102_00012.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 25 jan. 2022.
BRUHN, E.; OSSIETZKY, C. Towards a Framework for Virtual Internationalization. European Distance and E-Learning Network Network Research Workshop, 2016. Oldenburg, 2016, p. 1-9, 2016.
Forging new pathways of research and innovation in open and distance learning:
Reaching from the roots Proceedings of the European Distance and E-Learning, 2016, Budapest. Conference Proceedings... Budapest: Budapest University of Technology and Economics, 2016. p. 1-10. Disponível em:
https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=846984. Acesso em: 31 jan. 2022.
CANIGLIA, G.; JOHN, B.; BELLINA, L.; LANG, D.J.; WIEK, A.; COHMER, S.; LAUBICHLER, M.D. The glocal curriculum: A model for transnational collaboration in higher education for sustainable development. Journal of Cleaner Production, v. 171, p. 368-376, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.09.207. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652617322096. Acesso em: 08 fev. 2022.
CHRISTENSEN, C.M.; HORN, M.B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning disruptive-Final.pdf. Acesso em: 07 jan. 2022.
DAL FORNO, J.P., KNOLL, G. F. Os MOOCS no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 178-194, set./dez. 2013. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2705. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705. Acesso em 09 jan. 2022.
DE WIT, H. COIL – Virtual mobility without commercialization. The Word University News, 01 junho 2013. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20130528175741647. Acesso em 19 jun. 2021.
DE WIT, H. Misconceptions about (the end of) internationalization, challenges and opportunities for the future. Revista Educación Superior y Sociedad, v. 21, n. 21, p. 65-78, 2017. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/27. Acesso em 07 jan. 2022.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L.S.; MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. https://dor.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 1 fev. 2022.
DOWNES, S. Toward personal learning: reclaiming a role for humanity in a world of commercialism and automation. 2017. Disponível em: https://www.downes.ca/files/books/Toward%20Personal%20Learning%20v09.pdf
Acesso em: 29 jan. 2022.
FACER, K. Rethinking the 'human' at the heart of humanist education. 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/futuresofeducation/ideas-lab/facer-rethinking-humanist-education. Acesso em: 28 nov. 2021.
GÁCEL-ÁVILA, J. La dimensión internacional de las universidades – contexto, procesos, estrategias. Guadalajara, México: Universidad de Guadalajara, 2006.
IESALC-UNESCO. CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. Declaración de la CRES 2018. IESALC-UNESCO: Córdoba, 2018. Disponível em: http://www.cres2018.org/uploads/declaracion_cres2018%20(2).pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.
KAPLAN, A.M., HAENLEIN, M. Higher education and the digital revolution: About MOOCs, SPOCs, social media, and the Cookie Monster. Business Horizons, v. 59, n. 4, p. 441-450, july–aug. 2016. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2016.03.008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S000768131630009X. Acesso em 10 jan. 2022.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2ª ed. São Leopoldo: OIKOS, 2020.
KOLM, A.; DE NOOIJER, J.; VANHERLE, K.; WERKMAN, A.; WEWERKA-KREIMEL, D.; RACHMAN-ELBAUM, S.; VAN MERRIËNBOER, J. J. G. International Online Collaboration Competencies in Higher Education Students: A Systematic Review. Journal of Studies in International Education, 2021. https://doi.org/10.1177/10283153211016272. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/10283153211016272. Acesso em: 09 fev. 2022.
JORGENSEN, M., MASON, A., PEDERSEN, R., HARRISON, R. The Transformative Learning Potential in the Hybrid Space Between Technology and Intercultural Encounters. Journal of Studies in International Education, 2020. https://doi.org/10.1177/1028315320976030. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1028315320976030. Acesso em 09 fev. 2021. Acesso em 09 fev. 2022.
LACERDA, F.C.B.; SANTOS, L.M. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, n. 3, p. 611-627, 2018. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/JRjdzXYGrSdQSZmDxFQQwdM/?lang=pt&format=html#. Acesso em: 02 fev. 2022.
LEASK, B.; GREEN, W. Is the pandemic a watershed for internationalization? London: University World News, 2020. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200501141641136. Acesso em: 01 fev. 2022.
LEITE, L.S.; RAMOS, M.B. A metodologia ativa no ambiente virtual de aprendizagem. In: SILVA, A.R.L.; BIEGING, P.; BUSARELLO, R.I. (orgs.) Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.
LIMA, V.V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 61, p. 421-434, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/736VVYw4p3MvtCHNvbnvHrL/?format=html&lang=pt#. Acesso: em 02 fev. 2022.
MAZZAFERA, B.L., BIANCHINI, L.G.B. Metodologias Ativas em Ambientes Virtuais: Relações com Estratégias de Aprendizagem Andragógicas. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 4, 2020, p. 454-457. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/8833 Acesso em: 01 fev. 2022.
MITTELMEIER, J.; RIENTIES, B.; GUNTER, A.; RAGHURAM, P. Conceptualizing internationalization at a distance: A “third category” of university internationalization. Journal of Studies in International Education, v. 25, n. 3, p. 266–282, 2021. https://doi.org/10.1177/1028315320906176. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1028315320906176. Acesso em 10 jan. 2022.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L., MORAN, J. (orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.
MOROSINI, M. C. Apresentação [Dossiê – Internacionalização da educação superior]. Educação, v. 40, n. 3, p. 288-292, 2017. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.30004. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/30004. Acesso em 30 jan. 2022.
O’DOWD, R., BEAVEN, A. Examining the impact of Virtual Exchange. Forum Magazine. Amsterdam: European Association for International Education, winter 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/41333601/Examining_the_impact_of_Virtual_Exchange. Acesso em 01 fev. 2022.
O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, v. 1, p. 1-23, 2018. https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED592404.pdf. Acesso em 08 jan. 2022. Acesso em 08 jan. 2022.
PAZ, J.F; ROCHA, R.S. Metodologias ativas, pensamento crítico e criativo e outras tendências para o ensino na atualidade. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 41, p. 121-131, 2021. Disponível em:
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4886
Acesso em: 08 fev. 2022.
UNESCO. Los futuros de la educación: Aprender a convertirse. Directrices de consulta para grupos de discusión de partes interesadas. 2019. Disponível em: https://ar.unesco.org/futuresofeducation/sites/default/files/2020-02/ESP%20-%20Los%20futuros%20de%20la%20educaci%C3%B3n%20-%20Stakeholder%20Focus%20Group%20Consultation%20Guidelines.pdf. Acesso em 10 jan. 2022.
TESAR, M. Future Studies: Reimagining our Educational Futures in the Post-Covid-19 world. Policy Futures in Education, vol. 19, n. 1, p. 1–6, 2021. https://doi.org/10.1177/1478210320986950. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1478210320986950. Acesso em: 10 dez. 2021.
WEISBACH, A.; LIMA, V.M.R. Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 154-169, jul-dez. 2018. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31607. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito. Acesso em 01 fev. 2022.
WOICOLESCO, V.G; MOROSINI, M.C.; MARCELINO, J.M. COVID-19 and the Crisis in the Internationalization of Higher Education in Emerging Contexts. Policy Futures in Education, September, 2021. https://doi.org/10.1177/14782103211040913. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/14782103211040913#. Acesso em 01 fev. 2022.
WOICOLESCO, V. G.; CASSOL-SILVA, C.; MOROSINI, M. Internationalization at Home and Virtual: a sustainable model for Brazilian Higher Education. Journal of Studies in International Education, January 2022, in press.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).