REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: (RE)SIGNIFICANDO OS SEUS DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Abstract
O presente artigo discute os limites e os desafios do professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, refletindo para o atual contexto e dificuldades do ensino da língua na Educação Básica. A metodologia adotada da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, baseando-se em teóricos importantes da temática, como Antunes (2009) e Bagno (1999) e com os procedimentos da pesquisa de campo, com aplicação de um questionário semiestruturado para os professores participantes. O ensino da Língua Materna é de grande importância no ensino fundamental II, onde os alunos estão ainda em fase de desenvolvimento e aprimoramento no estudo da linguagem. Com isso, percebe-se que as escolas necessitam de profissionais capacitados no ensino da Língua Materna, potencializando os conteúdos de forma atrativa e inspiradora, mesmo cientes dos grandes desafios e limites encontrados, priorizando, assim, o ensino e aprendizagem no desenvolvimento linguístico de seus alunos.
References
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10069_26092019082545.pdf. Acesso em: 15-05-2021
__________. Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FQZbCMNLgkZpGstqJSWQ3gQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24-07-2021
__________. Preconceito linguístico o que é, como se faz. São Paulo, Brasil, Loyola 1999. https://professorjailton.com.br/novo/biblioteca/preconceito_linguistico_marcos_bagno.pdf. Acesso em: 15-05-2021
__________. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003. https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_52_1516878118.pdf. Acesso em: 02-06-2021
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf . Acesso em: 06-07-2021
___________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação é a Base, Brasília: MEC/SEF, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28-08-2021
BUIN, Edilaine e PINHEIRO, Alexandra Santos, O Ensino da Língua Materna na Contemporaneidade: Os Multiletramentos e as Conquistas do PIBIB Letras UFGD, SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 19/1, p. 346-368, jun. 2016. file:///C:/Users/Positivo/Downloads/23091-120143-1-PB%20(2).pdf. Acesso em: 15-08-2021
CUBERO, R. Relações sociais nos anos escolares: família, escola, companheiros. In; COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação. V. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25972_13983.pdf. Acesso em: 06-10-2021
FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf. Acesso em: 09-09-2021
Gil, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002. http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 22-06-2021
GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4868/1/Farley%20Eduarda%20Alves%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 23-08-2021
SOARES, Magda, Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol 23, n. 81, p. 143- 160, dez. 2002. https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-011.pdf. Acesso em: 13-07-2021
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10 ed. São Paulo. Cortez, 2005. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-ensino-gramatica.htm. Acesso em: 07-08-2021
Zanella, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013. http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 03-08-2021
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).