THE EFFECTIVE COMMUNICATIVE THEORY IN THE MANAGEMENT PROCESS
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia comunicativa no processo de gestão educacional entre professores e gestores. A análise e discussão dos dados constituem-se de pesquisa qualitativa e quantitativa através de um questionário aplicado a professores e gestores de duas escolas municipais do Estado do Espírito Santo, abordando assuntos relacionados à comunicação interna com foco nas relações interpessoais. Frente a este universo, delineou-se algumas reflexões sob a ótica de autores, tais como: Angeloni (2010); Argenti (2006); Fiorin (2008) e Freire, entre outros, que se voltam aos desafios de se estabelecer uma comunicação interna no âmbito educacional. Pretende-se com este trabalho, sem qualquer pretensão de esgotamento do tema, investigar o processo de comunicação no desempenho da gestão escolar.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).