A TEORIA COMUNICATIVA EFICAZ NO PROCESSO DE GESTÃO

  • Lisandra Taschetto Murini UENF
  • Eliana Crispim F. Luquetti UENF
  • Cleber Junior Pereira Bento SEDU-ES

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a eficácia comunicativa no processo de gestão educacional entre professores e gestores. A análise e discussão dos dados constituem-se de pesquisa qualitativa e quantitativa através de um questionário aplicado a professores e gestores de duas escolas municipais do Estado do Espírito Santo, abordando assuntos relacionados à comunicação interna com foco nas relações interpessoais. Frente a este universo, delineou-se algumas reflexões sob a ótica de autores, tais como: Angeloni (2010); Argenti (2006); Fiorin (2008) e Freire, entre outros, que se voltam aos desafios de se estabelecer uma comunicação interna no âmbito educacional. Pretende-se com este trabalho, sem qualquer pretensão de esgotamento do tema, investigar o processo de comunicação no desempenho da gestão escolar.

Biografia do Autor

Lisandra Taschetto Murini, UENF

Graduação em Administração, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago-RS (1999). Graduação em Pedagogia - UNISA (em andamento) MBA - Especialização em Recursos Humanos e Marketing pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). MBA- Gestão de Negócios - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2008) Especialização - Formação em Educação a Distância - UNIP (2015) Especialização - Educação: Currículo e Ensino - IFES (em andamento) Mestrado em Engenharia de Produção: Qualidade e Produtividade - UFSM (2010) Coordenadora Adjunta do Curso de Graduação em Administração - Bacharelado do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2013) Instituto de Educação SantAna - Instrutora Trainertek, curso Gestão Administrativa (2014) Instituto Federal do Espírito Santo - Tutora EAD (2014-2017) Especialização Formação em Educação a Distância - UNIP (2014) Docente da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim - ES (2015)

Eliana Crispim F. Luquetti, UENF

Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, mudança linguística; sociolinguística, linguística centrada no uso, linguística aplicada ao ensino de línguas, variação, formação de professores, letramento, ensino de leitura, livro didático e seus usos, léxico e gêneros textuais.

Cleber Junior Pereira Bento, SEDU-ES

Graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Madre Gertrudes de São José" (1998) , especialização em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Madre Gertrudes de São José" (1999) e especialização em Gestão Pública Municipal pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2012) . Atualmente é Professor da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e Professor da Prefeitura Municipal de Marataizes. Tem experiência na área de História.

Publicado
2018-07-19
Seção
Artigos