OCUPAR E BRINCAR: NOTAS SOBRE AS BRINCADEIRAS E AS LUTAS DAS CRIANÇAS EM EDIFÍCIOS E RUAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Abstract
O artigo apresenta reflexões sobre possibilidades do brincar entre crianças moradoras de uma Ocupação situada na região denominada central da cidade de São Paulo. A luta por moradia se faz presente e urgente e assume diferentes formas no cotidiano vivido e produzido pelas crianças. Imagens foram utilizadas ao longo do texto de modo a suscitar pensamentos, outras pesquisas e debates. Dentro dessas moradias as vidas pulsam de modo inequívoco e indelével e podem ser traduzidas como formas de enfrentamentos cotidianos.
References
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] União, 05 out. 1988.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, 16 jul. 1990.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BRECHT, Bertolt. A exceção e a regra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
CASTRO, Lúcia Rabello de (org). Infâncias do sul global experiências, pesquisa e teoria desde a argentina e o Brasil. Bahia: EDUFBA, 2021.
CISOUX, Hélène. O riso da medusa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobre o fio. Florianópolis: Cultura e barbárie, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição. Lisboa: KKYM, 2015.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Editora Elefante, 2019.
GAGO, Verônica. A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular. São Paulo: Elefante, 2018.
GOBBI, M. A.; Nascimento, M.L.B.P. (Org.) . Infancias sul-americanas: crianças nas cidades, políticas e participação. 01. ed. São Paulo: FE-USP, 2018. v. 1.
GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Perspectivas para pensar as cidades: infância, educação, democracia e justiça. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 13-24, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6986. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6986. Acesso em: 16 mar. 2022.
GRUPO CONTRAFILÉ. A rebelião das crianças. São Paulo:2007. https://issuu.com/grupocontrafile/docs/a_rebeliao_das_crianças. Acesso em: 18/03/2022.
KOPENAWA, Davi. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LEFEBVRE, Henri. El derecho a la ciudad. Barcelona: Peninsula, 1978.
MATTOSO, Kátia de Queiroz. O filho da escrava (em torno da Lei do Ventre Livre). Ver. Bras. de Hist., São Paulo, n. 8, v. 16, p. 37-55, 1988.
MIES, Maria. Patriarcado y acumulación a escala mundial. Barcelona, Espanha: Traficantes de Sueños, 2018.
SANTANA, Bianca. Quando me descobri negra. São Paulo: SESC-SP, 2015.
TONUCCI, Francesco. O direito de brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 234-257, 2020a. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6897. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6897. Acesso em: 16 mar. 2022.
TONUCCI, Francesco. Il diritto di giocare: uma necessità per i bambini, um potenziale per scuola e la città. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 209-233, 2020b. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6899. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6899. Acesso em: 16 mar. 2022.
VOLTARELLI, Monique Aparecida. Estudos da Infância na América do Sul: pesquisa e produção na perspectiva da Sociologia da Infância. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).