A CURIOSIDADE, A INTENÇÃO E A MÃO: O ETHOS LÚDICO DO BEBÊ

Abstract

Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre o brincar dos bebês a partir de duas investigações que foram levadas a cabo em contextos de educação infantil nos últimos dez anos (FOCHI, 2013; FOCHI, 2018). Com base nestas pesquisas, formulo a ideia de um ethos lúdico do bebê como alternativa para compreender a complexidade das atuações infantis. Para construir este conceito de ethos lúdico, discuto três núcleos conceituais: a curiosidade, a intenção e a mão. Para cada um destes termos, recorro a diferentes autores de diversos campos do conhecimento para ampliar a compreensão e construir um quadro reflexivo e interpretativo plural. Além disso, estabeleço alguns pontos de atenção que se direcionam ao professor de bebês para auxiliá-lo a pensar estes conceitos no seu cotidiano pedagógico.

Author Biography

Paulo Sergio Fochi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador do Observatório da Cultura Infantil (OBECI). 

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Published
2022-05-12