UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FILHOS
Abstract
O presente estudo procurou avaliar o grau de participação das famílias no processo de aprendizagem dos alunos, levando em consideração se essa participação pode potencializar o rendimento escolar. A metodologia utilizada foi analisar dados levantados pela escola Estadual de Ensino Fundamental “A”, localizada no município de Cerejeiras - RO. As informações tinham como ano base 2017 e foram obtidas juntas as famílias pela equipe escolar. Também foram analisados o quantitativo de alunos dos anos 6º, 7º e 8º do ensino fundamental e o ponto de vista dos professores em relação ao rendimento escolar. A análise dos resultados revelou que a participação da família no processo de aprendizagem pode potencializar o rendimento escolar, haja visto que a família é o espaço onde o indivíduo recebe os direcionamentos que irão fortalecer seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Com as recorrentes transformações na sociedade, a família também passou por modificações em sua composição familiar, na estrutura, nas ideologias, entre outros fatores. E a escola surge como meio de equilibrar as dificuldades que assolam o desenvolvimento dos alunos, os quais muitas vezes chegam à escola com sérias dificuldades, na maioria das vezes por desestrutura familiar, por falta de atenção, afeto, compreensão ou algum tipo de violência.
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