UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FILHOS

Abstract

O presente estudo procurou avaliar o grau de participação das famílias no processo de aprendizagem dos alunos, levando em consideração se essa participação pode potencializar o rendimento escolar. A metodologia utilizada foi analisar dados levantados pela escola Estadual de Ensino Fundamental “A”, localizada no município de Cerejeiras - RO. As informações tinham como ano base 2017 e foram obtidas juntas as famílias pela equipe escolar. Também foram analisados o quantitativo de alunos dos anos 6º, 7º e 8º do ensino fundamental e o ponto de vista dos professores em relação ao rendimento escolar. A análise dos resultados revelou que a participação da família no processo de aprendizagem pode potencializar o rendimento escolar, haja visto que a família é o espaço onde o indivíduo recebe os direcionamentos que irão fortalecer seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Com as recorrentes transformações na sociedade, a família também passou por modificações em sua composição familiar, na estrutura, nas ideologias, entre outros fatores. E a escola surge como meio de equilibrar as dificuldades que assolam o desenvolvimento dos alunos, os quais muitas vezes chegam à escola com sérias dificuldades, na maioria das vezes por desestrutura familiar, por falta de atenção, afeto, compreensão ou algum tipo de violência.

Author Biographies

Angélica Aparecida de Abreu Mochon, INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA (IFRO)

Bióloga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO). 

Osvanda Silva de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)

Bióloga, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Biólogo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

José Elias de Almeida, INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA (IFRO)

Biólogo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFRO. 

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Published
2022-08-29