PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING
Abstract
A pesquisa definiu por objetivo analisar as práticas curriculares de alfabetização em aulas de língua portuguesa adaptadas para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em razão do cenário pandêmico da Covid-19. Orientou-se pela problematização: quais as estratégias didáticas utilizadas por uma professora alfabetizadora nos processos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa durante o ERE? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. O lócus de pesquisa foi uma escola pública da rede municipal de Maceió-Alagoas cujas aulas estavam acontecendo de forma remota. Para a coleta de dados empíricos, observou-se as práticas curriculares desenvolvidas em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstraram que a alfabetizadora utilizou o aplicativo WhatsApp como “sala de aula virtual”, recorreu ao livro didático de língua portuguesa e realizou outras atividades paralelas complementares. Com relação à (re)invenção das práticas, a professora produziu videoaulas, áudios explicativos, efetuou envio de textos, propostas de atividades digitalizadas e fotografias, com a intencionalidade pedagógica de mediar as aprendizagens das crianças.
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