A LEITURA DOS CONTOS DE FADAS NO PROGRAMA CONTA PRA MIM (2019): O CASO “CHAPEUZINHO VERMELHO”
Abstract
O presente artigo ocupa-se em problematizar o processo de apropriação dos contos de fadas inscritos no programa “Conta pra mim”, lançado em dezembro de 2019 pela Secretaria de Alfabetização e disciplinado pela Portaria MEC nº 421. Justifica-se a pesquisa em razão de a necessidade de discutir a qualidade estética dos materiais disponíveis, os modos de mediação de leitura e o papel de pais e educadores no cenário pedagógico brasileiro quando se debate a importância da literatura, do letramento e do processo de formação de leitores. Para tanto, apresentamos uma possibilidade de leitura do conto Chapeuzinho Vermelho, sublinhando como a citada narrativa foi abordada e adaptada na coleção com o propósito de inserir a criança no universo das letras.
References
Referências bibliográficas
BANDEIRA, P. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo: FTD, 1986.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Alfabetização. Coleção Conta pra mim. Brasília: MEC/SEB, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Alfabetização. Conta pra Mim: Guia de Literacia Familiar. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
CARTER, A. A menina do capuz vermelho e outras histórias de meter medo. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
CARVALHO, A. L. Os caminhos perversos da educação. Mato Grosso: edUFMT, 2005.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.
CUNHA, M. V. da. A escola renovada e a família desqualificada: do discurso histórico-sociológico ao psicologismo na educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 77, n. 186, p. 318-345, mai/ago, 1996.
FÉNELON, F. As Aventuras de Telêmaco. Brasil: Madras, 2006 (primeira edição em 1717).
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática, 1995.
GRIMM, J; GRIMM, W. Contos de Grimm. São Paulo: Edições Paulinas, 1989 (primeira edição em 1812).
HOLANDA, C. B. Chapeuzinho Amarelo. São Paulo: Yellowfonte, 1979.
LA FONTAINE, J. Fábulas. Belo Horizonte: Editora Saber Tudo, 1992 (primeira edição em 1668).
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias. São Paulo: Ática, 1988.
LOBATO, M. Reinações de Narizinho São Paulo: Ed. Brasiliense, 1972 [primeira edição em 1931].
PERRAULT, C. Contos de Perrault. Belo Horizonte: Editora Vila Rica, 1999.
PERRAULT, C. Contos da mamãe gansa (primeira edição em 1697). http://www.lighthousebilingue.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Contos-da-Mamae-Gansa-ou-Histor-Charles-Perrault.pdf (acesso em 15/02/2021).
ROSA, G. Fita verde no cabelo (1964) https://rodrigogurgel.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Fita-Verde-no-Cabelo-%E2%80%94-G.-Rosa.pdf (acesso em 15/02/2021).
PIAGET, J. (1948). Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 1994.
SAYÃO, R. Filhos... melhor não tê-los? In: AQUINO, J. G. (et al.) Família e educação: quatro olhares. Campinas: Papirus, 2011.
STALH, P.J. Introdução: Chapeuzinho Vermelho. PERRAULT, C. Contos de Perrault. Belo Horizonte: Editora Vila Rica, 1999.
STRAUSS, L. A. A família. In: SHAPIRO, H. L. Homem, cultura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
TORERO, J. R. Chapeuzinhos coloridos. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2010.
ZILBERNAN, R. Como e por que Ler a Literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
ZILBERMAN , R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).