PROCESSO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE UMA ALUNA INDÍGENA PELA VIA DE IMERSÃO NA GRADUAÇÃO – UFPA
Abstract
Este artigo tem como principal objetivo verificar o percurso de letramento de uma discente indígena durante a sua experiência de formação acadêmica em ensino superior, assim, preocupou-se em identificar o estado de letramento da graduanda e analisar as suas principais dificuldades e/ou habilidades em relação à escrita em língua portuguesa. Para isso, foi realizado um levantamento de informações por meio do atendimento no programa de tutoria - PET-QI , projeto esse implementado para auxílio de letramento acadêmico, – tendo como sujeito de pesquisa a aluna indígena da UFPA. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico tendo como metodologia a interpretação dos textos produzidos pela participante no decorrer do processo de letramento acadêmico. Os dados foram analisados por intermédio do balizamento teórico pertinente em gêneros discursivos, letramentos, pertencimentos cultural.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).