OS CONCEITOS DE “ITEM” E “QUESTÃO”: PERSPECTIVA BAKHTINIANA PARA DISTINÇÃO DOS TERMOS
Abstract
Pertencentes ao contexto avaliativo, “item” e “questão” são termos tomados como variantes denominativas, ou seja, designam o mesmo objeto no mundo. Esses termos “sinônimos” têm servido para denominar uma unidade avaliativa discreta, componente de testes e provas escolares. Uma vez estudados pelo viés do gênero do discurso (BAKHTIN, 2003), as diferenças entre os objetos “item” e “questão” tornam-se evidentes, em diferentes níveis de análise. Por exemplo, as práticas sociais que dão origem a esses gêneros são sistematizadas em diferentes momentos históricos, e nascem para atender a demandas sociocomunicativas também distintas (PILETTI e PILETTI, 2012; PASQUALI, 2013). Além disso, os gêneros “item” e “questão” possuem elementos estruturais bastante marcados, capazes de constituir importante argumento a favor da distinção conceitual desses termos (OSTERLIND, 2004; CUNHA, 2010). Este trabalho recorre aos estudos de gênero do discurso para corroborar com a tese de que há diferença conceitual entre os termos “item” e “questão”.
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