INVESTIGAÇÃO DOS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO NA DIVULGAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA PROPOR UM FRAMEWORK CONCEITUAL
Abstract
Este artigo procura investigar desafios vivenciados pelos professores sobre as atividades de mediação na divulgação e ensino de ciências, por meio da utilização de ferramentas digitais em tempos da pandemia coronavírus (covid-19). O objetivo é propor um framework conceitual que contribua na elaboração de atividades concatenadas para a construção de sequências didáticas focadas na mediação. Em sua maioria, professores necessitam de aperfeiçoamento para desenvolver habilidades de mediação, pois normalmente, grupos de escolas quando visitam museus e centros de ciências tem seus interesses prévios definidos por estímulos gerados pelo professor. O estudo constituiu-se por métodos de pesquisa qualitativa com amostragem de onze professores do curso de mestrado profissional de novas tecnologias digitais na educação do centro universitário Carioca. Os resultados da pesquisa apontam que o modelo proposto contribuiu para sistematização das atividades de mediação na divulgação e ensino de ciências por meio de ferramentas digitais durante o período de pandemia.
References
ARANTES, Sheila, Silva, Ferreira. Reforço Escolar em Sociedades Civis em prol da Alfabetização: Interface entre Sequência Didática e Tecnologias Digitais. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologias digitais na Educação) – Centro Universitário Carioca, Rio de Janeiro, 2019
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 11. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BULGAREN, Vanessa. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. 2010 – ISSN 1807-9539
FRANCO, Donizete Lima. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista triângulo, v. 11, n. 1, p. 151-162, 2018.
JOHANNA M. Tigert, GOLNAR Fotouhi, SHEILA Kirschbaum, An investigation of museum educators' questioning during field trips, Learning, Culture and Social Interaction, Volume 31, Part A, 2021, 100571, ISSN 2210-6561, https://doi.org/10.1016/j.lcsi.2021.100571. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2210656121000829
KIM, M.; DOPIOCO, E. Science education through informal education. Cultural Studies of Science Education volume, 2016.
KRUTZ, F.; SILVA, D. R.; KRAJKA, J. Rethinking innovation in education from a crosscultural perspective: the role performed by digital information and communication technologies (dict) in pedagogy change. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.50, 2021.
MASSARANI, L. CARLÉTTI, C. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication 14(02)(2015).
MORAES, R. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
OLIVEIRA, M. R. F.; CASTAÑEDA, C. F. L.; YAEGASHI, S. F. R.; Mal-estar docente e a (im) possibilidade da autorreflexão: uma problemática nos tempos de pandemia. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.41, 2021
ONU. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em:
PEREIRA, M. A.; ROCHA, J. D.; VICENTE, K. B. O “ensino remoto emergencial”: a experiência do ensino superior privado da faculdade itop. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.57, 2021
REIS, Terezinha Ribeiro; SILVA, Sílvio José Reis. Conhecimento Prévio na Aprendizagem Significativa do Conceito de Fauna Latin American Journal of Science Education, v. 6, p. 12015, 2019.
SEIXAS, R. H. M., CALABRÓ, L., & SOUSA, D. O. (2017). A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, 14(1), 289-303. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.289-303.413
SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES, J. P. E SCHUHMACHER, E. Barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2017, v. 23, n. 3 [Acessado 14 Dezembro 2021, pp. 563-576. Disponível em:
SILVA, J. B.; OLIVEIRA, R. N. L. Inovação educacional escolar: uma análise a partir de um caso intitulado Seminário de Diversidade Quebrando o Tabu. Exitus 10: 1-29, 2020.
SOUZA, E. P. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. Ano XVII Volume 17Nº 30 jul./dez. 2020
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da sequência fedathi. Universidade Federal do Ceará. 2015. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-
Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14363
ZANELLA, B. R. D.; LIMA, M. F. W. P. Refletindo sobre os fatores de resistência no uso das TICs nos ambientes escolares. Scientia cum industria, v. 5, n. 2, pp. 78 —89, 2017
ZENI, Bertarello Ana. Conhecimento prévio para a disciplina de bioquímica em cursos da área da saúde da universidade regional de blumenau-sc. Revista de Ensino de Bioquímica. 8. 16. 10.16923/reb.v8i1.39. 2010. Disponibilidade em: https://www.researchgate.net/publication/287544001_conhecimento_previo_para_a_disciplina_de_bioquimica_em_cursos_da_area_da_saude_da_universidade_regional_de_blumenau-sc. Acesso em: 26 de Jan. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).