RITUAIS ARTÍSTICOS, GÊNERO E FIOS DE CONTA: A DIVERSIDADE COMO PROMOTORA DA READAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO HÍBRIDO
Abstract
O presente trabalho relata a experiência de um grupo de crianças de uma Escola Municipal da Educação Infantil, localizada em uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, durante o retorno para a instituição na modalidade do ensino híbrido. Diante das limitações encontradas nesse retorno, como a dificuldade para se relacionar e brincar em diferentes contextos, em um processo de escuta das crianças buscou-se criar condições para que elas ampliassem e complexificassem suas ações, pensamentos e repertórios culturais e artísticos. A partir do interesse da turma por rituais que surgiu de uma aproximação com a cultura indígena, buscou-se inspirações na arte contemporânea para tensionar com as crianças certos padrões e preconceitos presentes na contemporaneidade. A partir das teorizações propostas pelos Estudos de Gênero, da Arte e da Infância, analisamos as repercussões desta ação pedagógica nos movimentos das crianças no cotidiano da Educação Infantil em tempos de pandemia.
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