PROPOSIÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS POR MESTRANDOS EM EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA O ENSINO NA/E PÓS-PANDEMIA
Abstract
Este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as experiências de 39 Mestrandos em Educação, ingressantes no ano de 2021, que cursaram a disciplina eletiva Recursos Didáticos e Tecnológicos na Formação de Professores sobre o uso desses recursos no contexto da Educação Básica na e pós pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo, em que foram utilizados dois questionários online como instrumentos para a coleta de dados, um no início da disciplina e outro no final, e a análise de um produto educacional tecnológico, proposto para o contexto de formação de professores na e pós pandemia. Os resultados demonstraram que (a) já existia uma experiência prévia destes mestrandos com o uso de tecnologias educacionais, ainda que em diferentes níveis de aplicação; e (b) o trabalho colaborativo permitiu um avanço na reflexão sobre tecnologias educacionais e possibilitou a elaboração de produtos tecnológicos educacionais para serem implementados no contexto da formação de professores.
References
BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.
BUSSOLOTTI, J. M.. MONTEIRO, P. O.[Org.]. Tecnologias da informação e comunicação e metodologias ativas. Mestrado Profissional em Educação. Taubaté/SP: EdUnitau, 2018.
BUSSOLOTTI, J.M.; SOUZA, M.A.; CUNHA, V.M.P O World Café como uma possibilidade interdisciplinar de aprendizagem ativa In: CIET:EnPED, 2018, São Carlos. CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica. São Carlos: CIET:EnPED, 2018. v.1. p.1 – 10 http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/850
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CIEB: Como o mercado de tecnologias educacionais se relaciona com a rede pública de ensino: uma radiografia da interação entre os dois setores e dos caminhos para aproximá-los. São Paulo: CIEB, 2021. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2021/04/CIEB-Estudos-7_web.pdf
Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Mapeamento Edtech 2O2O : investigação sobre as tecnologias educacionais brasileiras [recurso eletrônico] / Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), 2020. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2021/04/Mapeamento-Edtech-2020_web.pdf
DIAS, V.C. Inovações Pedagógicas e Práticas Educativas de professores do Ensino Fundamental e Médio. 2021. Dissertação (Educação) - Universidade de Taubaté https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2021/Vanessa-Cristina-Dias.pdf
LÉVY, P. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009. SARAIVA Karla; TRAVERSINI Clarice; LOCKMANN Kamila A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
DOS SANTOS, C.A.M; PEREIRA, M.A.C; DE SOUZA, M.A; MACHADO DIAS, J.P.; OLIVEIRA, F.S. Different Teaching Approaches and Use of Active Learning Strategies as Tools for Inter- and Transdisciplinary Education. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOCIAL SCIENCE STUDIES, v.8, p.15 - 23, 2020 http://redfame.com/journal/index.php/ijsss/article/view/4693/4882
SANTOS, C.A.M.; PEREIRA, M.A.; BARRETO, M.A.M.; SOUZA, M.A; CICARELLI, P. O. CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v.18, p.18, 2018. http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/293/298
SOUZA, M.A.; CUNHA, V.M.P.; BUSSOLOTTI, J.M. O uso da rede social Cuboz no Mestrado Profissional em Educação: uma estratégia metodológica para a preparação dos alunos para as aulas In: XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2018, Salvador-BA. ANAIS DO XIX ENDIPE. Salvador: UFBA, 2018. v.1. p.1 – 8 http://www.xixendipe.ufba.br/
SOUZA, M.A.; SANTOS, L.A.; YARED, I.; RIBEIRO, S.L.S.R. Saberes docentes e desenvolvimento profissional: o que está em jogo quando se fala em TDIC nas práticas educativas In: Formação de Professores na Educação Básica: um recorte de pesquisa na área.1 ed.Taubaté-SP: EdUnitau, 2021, v.1, p. 30-49.
SOUZA, M.A; BUSSOLOTTI, J.M.; RIBEIRO, S.L.S.; DA CUNHA, V.M.P. o uso de plataformas digitais e flipped classrrom em uma disciplina no Mestrado Profissional em Educação. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS, v.12, p.189 - 207, 2019 https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/556
SOUZA, M.A; BUSSOLOTTI; DA CUNHA, V.M.P.; FAZENDA, I. C. A. Como nascem projetos inovadores no Mestrado Profissional em Educação. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v.8, p.213 - 231, 2020 http://https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2708
SOUZA, M.A; BUSSOLOTTI; DA CUNHA, V.M.P.; FAZENDA, I. C. A. Currículo e Interdisciplinaridade: o que dizem os estudantes de um Mestrado Profissional em Educação. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v.10, p.104 - 124, 2020. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/51219
SOUZA, M.A; FAZENDA, I. C. A. . Interdisciplinaridade, Currículo e Tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 708-721, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8303/6561
VALENTE, J. A., Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está porvir / organizado por: Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. – Campinas, SP : NIED/UNICAMP, 2018. https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).