ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA EVASÃO NOTA ZERO NO TOCANTINS: A REVERBERAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO

Abstract

O acesso à escola é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988. A pandemia do coronavírus 19, provocou a evasão dos adolescentes a escola. A problemática da evasão, demandou ações e estratégias de busca ativa. A pesquisa tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (DREJE) para garantir o acesso e a permanência dos discentes da Educação Básica nas escolas, durante o período Covid-19, no ano letivo 2020. Trata-se de uma abordagem qualitativa que pautou na revisão bibliográfica, análise documental do Relatório interno da Diretoria de Gestão da Educação Básica (DGEB) de Estado do Tocantins (2021) e Programa Evasão Escolar Nota Zero (PEENZ). Os resultados apontam estratégias para o enfrentamento à evasão, como a criação de Comitê da busca Ativa, formação continuada a equipe escolar, monitoramento da frequência escolar e ações de busca ativa no Projeto Político Pedagógico (PPP).

Author Biographies

Seila Alves Pugas, Secretária de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO)

Mestra em Educação (UFT), graduada em Pedagogia (2001), professora no Centro Universitário – Unitop. Atualmente, Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Ministério Público Estadual do Tocantins, é Técnica em Educação na Gerência de Gestão Pedagógica na SEDUC-TO

Philipe Lira de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Desenvolvimento Regional (UFT), Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT) e graduado em Direito (UFT) e em Pedagogia (Faculdade Intervale). Atualmente é policial militar do estado do Tocantins.

Idemar Vizoli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação Matemática (UFPR), Mestre em Educação (UFSC) e graduado em Matemática (Universidade do Contestado) e em Ciências Naturais (UNIJUI). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins. 

References

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Published
2023-10-25