ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA EVASÃO NOTA ZERO NO TOCANTINS: A REVERBERAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO
Abstract
O acesso à escola é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988. A pandemia do coronavírus 19, provocou a evasão dos adolescentes a escola. A problemática da evasão, demandou ações e estratégias de busca ativa. A pesquisa tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (DREJE) para garantir o acesso e a permanência dos discentes da Educação Básica nas escolas, durante o período Covid-19, no ano letivo 2020. Trata-se de uma abordagem qualitativa que pautou na revisão bibliográfica, análise documental do Relatório interno da Diretoria de Gestão da Educação Básica (DGEB) de Estado do Tocantins (2021) e Programa Evasão Escolar Nota Zero (PEENZ). Os resultados apontam estratégias para o enfrentamento à evasão, como a criação de Comitê da busca Ativa, formação continuada a equipe escolar, monitoramento da frequência escolar e ações de busca ativa no Projeto Político Pedagógico (PPP).
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