TEMPOS DE PANDEMIA - SOB UM DIA DE CHUVA: INSPIRAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EMERGENTE

Abstract

O presente manuscrito refere-se ao relato de experiência vivenciada junto ao grupo de professores formadores, que atuam na Divisão do Desenvolvimento Profissional do Magistério, da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (DDPM/SEMED), em tempos de pandemia por Covid-19. O citado setor é responsável pela formação permanente de professores que atuam na Rede Municipal de Ensino. Neste caso diz respeito a vivência dos formadores que atuam junto aos professores da Educação Infantil. O texto traz reflexões pertinentes a construção da Documentação Pedagógica e Currículo Emergente, lançando entendimento conceitual e prático inerente ao referido processo.

Author Biographies

Maria Goreth da Silva Vasconcelos, Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED Manaus

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Psicologia e em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atua como psicóloga clínica e hospitalar no Banco de Olhos do Amazonas, órgão da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas-SES/AM. Trabalha como professora formadora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus-SEMED Manaus. 

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1987). Atuou como professor de Educação Física na Rede Pública Estadual, Municipal e Particular da Educação Básica por mais de 20 anos. Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2005). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2012). Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). É professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM. Professor permanente nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação - PPGE/UFAM, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/UFAM e Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE - Doutorado em Associação Plena em Rede, os quais ministra disciplinas obrigatórias e eletivas com orientações de dissertações e teses. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEFRI/CNPq: Educação Física e suas relações interdisciplinares. Participa dos colegiados de licenciatura e bacharelado em Educação Física - FEFF/UFAM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico, escola, jogo e criança, Formação e identidade docente; Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Física. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFAM e membro suplente da Comissão de ética em pesquisa da ANPEd. É docente aprovado no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes, do Ministério da Educação - MEC/INEP/e-mec/ BASIs com Habilitação para Duplo Perfil - Avaliações Institucionais credenciamento e recredenciamento. É coordenador de área da EaD Educação Física do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UFAM. É avaliador ad hoc - Padcit/IFAM e da UFAC.

Jeane Vasconcelos de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED Manaus

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atua como Assessora Pedagógica na Gerência de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED Manaus. 

Gisele de Lima Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED Manaus

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas. Atua como professora formadora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus-SEMED Manaus.

 

 

 

References

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VASCONCELOS. Maria Goreth da Silva. BARROS, João Luiz da Costa. Desafios e contribuições da Teoria da Complexidade ao cenário eminente. In: ALVES, Luís Carlos Ribeiro, PINHEIRO, Harald Sá Peixoto, VELANDIA, Benjamín Barón. O labirinto da Complexidade: um tributo aos 100 anos de Edgar Morin. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021.
Published
2022-07-05