A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DOCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: O QUE ESTAMOS FAZENDO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19?
Abstract
Este relato de experiência propõe uma reflexão sobre a legislação da Educação Superior no Brasil e o que vem sendo realizado pelos docentes nos cursos de graduação em Psicologia, durante o período da pandemia da Covid-19. O docente está ensinando, aprendendo, compreendendo e vivenciando algo além do conteúdo teórico ? A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, com análise de documentos oficiais do Conselho Federal de Psicologia, Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação. A reflexão proposta é que estes vinte e dois meses de ensino remoto foram espaços de invenção de modos de trabalho e de convivência e, além de ensinar, o acolher também foi uma prática docente-discente.
References
BASTOS, R. L. Ciências humanas e complexidades: projetos, métodos e técnicas de pesquisa – o Caos, a Nova Ciência. 2ed. Rio de Janeiro: e-papers, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 05. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Brasília, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2011-pdf/7692-rces005-11-pdf Acesso em 05 agosto 2020 e 31 jan 2021.
______. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020a. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm > Acesso em: 18 março 2020 e 31 jan 2021.
______. ______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em 30 abril 2020 e 31 jan 2021.
______. ______. Gabinete do Ministro. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, 2020c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 Acesso em 17 junho 2020 e 31 jan 2021.
______. Lei Federal nº 14040, 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília, 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525 Acesso em 27 jan 2022.
______. Ministério da Educação Gabinete do Ministro. Portaria MEC nº 1030, 1º de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, 2020e. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/portaria1030_02122020.pdf Acesso em: 25 jan 2022.
______. ______. ______. Portaria MEC nº 1038, de 07 de dezembro de 2020. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, 2020f. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mec-n-1.038-de-7-de-dezembro-de-2020-292694534Acesso em 28 jan 2022.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE 02/2020, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, 2020g. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006 Acesso em 28 jan 2022.
______. ______. Gabinete do Ministro. Resolução CNE/CP nº 02, de 05 de agosto de 2021. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Brasília, 2021a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801 Acesso em 28 jan 2022.
______. Lei Federal nº 14218, 13 de outubro de 2021. Altera a Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, para dispor sobre a validade das normas educacionais a serem adotadas, em caráter excepcional, enquanto perdurarem a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 e suas consequências. Brasília, 2021b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14218.htm Acesso em 28 jan 2022.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP nº 010/2005. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2005.
______. Resolução CFP nº 011/2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos prestados por meios de tecnologia da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP nº 011/2012. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2018. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-n-112012 Acesso em: 31 jan 2021.
______. Resolução CFP nº 004/2020. Dispõe sobre a regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2020a. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos-psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid-19?origin=instituicao Acesso em: 31 jan 2021.
______. Seminário Nacional: Formação em Psicologia no Contexto da Covid-19. Youtube. 23 ago 2020. 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GEeykYnOOzQ. Acessos em: 23 julho 2020 e 20 de agosto 2020.
CUNHA, A. G. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2ed - 4ª impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
______. Ser e Tempo. Tradução: Márcia Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002a.
______. Ensaios e conferências. Pertrópolis: Vozes, 2002b.
KAHLMEYER-MERTENS, R. S. 10 lições sobre Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2017.
LEÃO, E. M. Aprendendo a pensar. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. Vol. I
PALA, Á. C. S.; ACCETTA, M. F. F. Strategies in the curricular internship in Psychology during pandemia: pathways to the national proposal. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e36310212642, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i2.12642. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12642. Acesso em: 27 jan. 2022.
PEQUENO DICIONÁRIO LATINO-PORTUGUÊS. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955.
PEREIRA, M. D., PEREIRA, M. D., & NUNES, A. K. F. (2020). Estágio curricular supervisionado em Psicologia Clínica à luz das DCNs. Research, Society and Development, 9(8), e440985900. 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5900
RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº 46.970 de 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (covid-19), do regime de trabalho de servidor público e contratado, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjE%2C. Acesso em 27 ago 2020.
RODRIGUES, J. V. DOS S., CARDOSO, A. J., GUALBERTO, L. G. C.., MONTEIRO, J. D.., LIMA, B. J. M. DE & CRUZ, C. R. P. . (2020). Estágio supervisionado em Psicologia da Saúde durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 9(9), e680997580. 2020 https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7580
SOUZA, W. M. de et al. (2020) Epidemiological and clinical characteristics of the early phase of the COVID-19 epidemic in Brazil. Disponível em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.25.20077396v1 doi: https://doi.org/10.1101/2020.04.25.20077396
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).