O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO CENÁRIO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Pretende-se, neste artigo, apresentar um relato de experiência sobre uma oficina de leitura e produção de artigos de opinião no âmbito da disciplina LET044 - Língua portuguesa como instrumento de comunicação N-100, com estudantes da graduação em Arquivologia, da Universidade Federal da Bahia, no semestre 2021.2, em modalidade remota. Participaram desta atividade 20 alunos. O processo se deu ao longo de 10 aulas, com uma abordagem detalhada do gênero artigo de opinião, com discussão e exemplificação de aspectos de forma, conteúdo e estilo; leitura e debate de artigos de opinião e produção gradual de parágrafos até a conclusão e revisão do texto. Para a teoria e a prática, fundamentou-se o trabalho em Andrade (1999), Rojo (2002,) Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Boff, Koche e Marinello (2009).Pretende-se, neste artigo, apresentar um relato de experiência sobre uma oficina de leitura e produção de artigos de opinião no âmbito da disciplina LET044 - Língua portuguesa como instrumento de comunicação N-100, com estudantes da graduação em Arquivologia, da Universidade Federal da Bahia, no semestre 2021.2, em modalidade remota. Participaram desta atividade 20 alunos. O processo se deu ao longo de 10 aulas, com uma abordagem detalhada do gênero artigo de opinião, com discussão e exemplificação de aspectos de forma, conteúdo e estilo; leitura e debate de artigos de opinião e produção gradual de parágrafos até a conclusão e revisão do texto. Para a teoria e a prática, fundamentou-se o trabalho em Andrade (1999), Rojo (2002,) Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Boff, Koche e Marinello (2009).
References
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BOFF, Odete; KÖCHE, Vanilda; MARINELLO, Adiane. O gênero textual artigo de opinião: um meio de interação. ReVEL, v. 7, n. 13, 2009. Disponibilidade em:
BRÄKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 221-247.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 41-70.
FARACO, Carlos Alberto.; TEZZA, Cristovão. Prática de texto para estudantes universitários. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MARQUESIN, Denise Filomena Bagne; BENEVIDES, Claudio Roberto; BAPTISTA, Denise Cristina. Leitura e escrita no ensino superior. Revista de Educação. v.14, n.17, 2011. Disponibilidade em:
ROJO, Roxane. A concepção de leitor e produtor de textos nos PCN: “Ler é melhor que estudar”. In: FREITAS, Maria Tereza; COSTA, Sérgio Roberto (Orgs.). Leitura e escrita na formação de professores. São Paulo: Musa/UFJF/Inep-Comped, 2002. p. 31-52.
STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. O ensino do gênero textual artigo de opinião: o relato de uma experiência. Interfaces. v.5, n. 1, 2014. Disponibilidade em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).