A CIÊNCIA É A VACINA CONTRA O NEGACIONISMO: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO IFMA CAMPUS BURITICUPU
Abstract
Notas introdutórias sobre a iniciação científica no IFMA campus Buriticupu. Trata-se de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Superior, financiada pela PRPGI/IFMA e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Este estudo propõe analisar as múltiplas e imbricadas correlações entre pandemia e a pesquisa científica no IFMA campus Buriticupu. Para tanto, será apresentado um recorte da revisão de literatura sobre Iniciação Científica, pandemia de COVID-19, negacionismo científico e os primeiros desdobramentos das ações desta investigação, ancorada em dados dos Seminários de Iniciação Científica (SEMIC) dos anos de 2018 a 2020. Conclui-se que o conhecimento científico sempre será emergente em uma sociedade e se faz presente nas instituições de ensino por meio da iniciação científica e tecnológica ainda que o desmonte nos apoios e fomentos esteja materializado na realidade acadêmico-científico-profissional.
References
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Esteia dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.
CHIBENI, Silvio Seno. Tópicos introdutórios sobre filosofia da ciência: Tópico 3 - Limites do conhecimento científico. [s.l.][s.d.] Disponibilidade em: https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/limitesconhecimentocientifico.htm. Acesso em 26 out. 2021.
DEPARTAMENTO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO (DPPGI). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Buriticupu. Levantamento de dados institucionais sobre pesquisa. 2021.
ESCOBAR, Herton. A Ciência Contra o Negacionismo: Cientistas ganham espaço nas redes sociais, mas ainda é preciso crescer muito para superar a influência de grupos obscurantistas. Jornal da Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/a-ciencia-contra-o-negacionismo/. Acesso em: 07 nov. 2021.
FOLHA DE SÃO PAULO. 'Negação da ciência é uma outra pandemia', diz vencedora do Nobel. 2021. Disponibilidade em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2021/11/negacao-da-ciencia-e-uma-outra-pandemia-diz-vencedora-do-nobel.shtml. Acesso em: 16 Nov. 2021.
FRANCELIN, Marivalde Moacir. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Revista Ciências da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 26-34, set./dez. 2004. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3. Acesso em: 20 set. 2021.
GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de dados. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
MASSARINE, Luiza; ARARIPE, Cristina. Aumentar diálogo com sociedade: uma questão de sobrevivência para a Ciência brasileira. Caderno Saúde Pública. Disponibilidade em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/39626/2/MASSARANI_12A_2019.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.
Oliveira, Dalila Andrade; Pereira Junior, Edmilson Antonio. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, 2020. Disponibilidade em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212 Acesso em: 10 nov. 2021.
RAMOS, Fernanda Peres; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; CORAZZA, Maria Júlia. A ciência moderna e as concepções contemporâneas em discursos de professores-pesquisadores: entre rupturas e a continuidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 10, n. 1, p. 84-108, 2011. Disponibilidade em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen10/ART5_Vol10_N1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.
SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e sociedade: pandemia da COVID-19 - trabalho e saúde docente. Ano XXXI, v. 67, p. 36-49, 2021. Disponibilidade em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
SILVA FILHO, Márcio de Castro. O negacionismo da ciência compromete o futuro do Brasil. 2000. Disponibilidade em: https://jornal.usp.br/artigos/o-negacionismo-da-ciencia-comprom.ete-o-futuro-do-brasil/. Acesso em: 26 set. 2021.
SILVA, Luiz Fernando Ferraz da. Iniciação científica – contexto e aspectos práticos. Revista de Medicina, [S. l.], v. 91, n. 2, p. 128-136, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/58973. Acesso em: 6 abr. 2021.
VITIELLO, Maria Gorett Freire. Iniciação Científica Na Modalidade Da Educação A Distância: A Mediação Por Meio De Ferramentas Digitais. 2019. 167 p. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) – Universidade Pitágoras UNOPAR, Londrina, 2019.
VITIELLO. Maria, G. F.; NANTES. Eliza, A. S. Iniciação Científica na modalidade EaD: experiência da mediação por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. In: XVIII SEDU - Semana da Educação - I Congresso Internacional de Educação Contextos Educacionais, 2019, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).