EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM APORTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDICS)
Abstract
A pandemia da Covid-19 assolou o mundo trazendo prejuízos em diversas áreas, especialmente na educação. As instituições precisaram se reinventar e buscar mecanismos que permitissem a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, de acordo com a estrutura disponível. Assim, desenvolveu-se um artigo que relata as experiências das autoras que vivenciaram métodos aplicados durante a pandemia no tocante a promover o ensino e a aprendizagem, em um momento de luto e isolamento social. O artigo aborda questões relacionadas a inclusão de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no cotidiano educacional no período pandêmico, apresentando os principais desafios e êxitos conquistados. Observou-se que todas as experiências exitosas convergem para a aplicação de metodologias com o uso de TDICs que proporcionaram a comunicação com a comunidade escolar, através de uma linguagem acessível a todos os envolvidos e de acordo com o ambiente onde estas estão inseridas, promovendo práticas interativas e ativas.
References
BAHIA, Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE nº 50 de 09 de novembro de 2020. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_50_e_Parecer_99.pdf. Acesso em: 10 jan. de 2022.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.
CIENSINAR: WordWall – crie atividades gamificadas a partir da associação entre palavras. Disponível em: https://www.ufjf.br/ciensinar/2020/07/17/wordwall-crie-atividades-gamificadas-partir-da-associacao-entre-palavras/. Acesso em: 11 jan. 2022
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157?mode=full. Acesso em: 11 jan. 2022.
DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; MENDONÇA, Jacqueline Aparecida; DA SILVA, Lídia Andrade. Metodologias ativas e TDICS: experiências no ensino remoto. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 46, 2021.
DORSA, Arlinda Cantero. Linguagem mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Campo Grande, MS: UCDB/Portal Educação, 2010.
DALTRO, M.R.; FARIA, A.A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, 223- 237, 2019
GUERRA, G. C. et al. Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo Whatsapp como proposta de comunicação em aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 4, p. 273-285, 2021.
JUNIOR, C. R. S., sala de aula invertida: por onde começar?. Ebook Digital. 34f. IFG. 2020.
KENKSI, Vani. M., Sociedade Tecnológica: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Ebook Digital. 52f. UNEB. 2021.
KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; JUNIOR, Luis Carlos KNUPPEL. Sociedade Tecnológica: diálogos, cruzamentos e entrecruzamentos. Ebook Digital. 52f. UNEB. 2021.
SAYAD, Alexandre Le Voci. Tecnologia digital não é ferramenta, mas linguagem. Disponível em https://revistaeducacao.com.br/2021/02/09/tecnologia-digital-linguagem/. Acesso em 02 de julho de 2021.
SCHNEIDERS, Luís A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: ed. da UNIVATES, 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).