OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Abstract
No contexto educacional brasileiro a aplicação de políticas públicas para atenuar impactos da pandemia da COVID-19 levou, inicialmente, à suspensão das aulas presenciais. Sua retomada ficou atrelada aos índices de contaminação pela doença. Propostas de educação remota como alternativa de acesso à educação enfrentaram muitos desafios, especialmente em realidades marcadas por históricas desigualdades sociais, como no Brasil, onde a inclusão digital merece discussão. A manutenção das atividades de ensino durante o confinamento social foi importante para minimizar prejuízos decorrentes da ausência das aulas presenciais, porém o ensino remoto trouxe implicações educacionais, que nos conduziram a reflexões sobre a eficácia das aulas online, sobretudo no processo de alfabetização que, no Brasil, sempre foi um grande desafio, nesse momento potencializado pelo ensino remoto e demais peculiaridades impostas pela pandemia. É necessário, portanto, analisar as consequências da crise sanitária e as possibilidades de um trabalho efetivo de alfabetização no atual cenário.
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