O LUGAR DO LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise sobre o lugar que o léxico ocupa nas propostas de ensino de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para um maior aprofundamento acerca desta temática, adotamos como aporte teórico os estudos de Waring (1997), Henriksen (1999), Leffa (2000), Cunha (2001), Nation (2001), Antunes (2012), Pereira (2013). Caracterizada como uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, buscamos responder às seguintes questões: como a proposta de ensino de Língua Portuguesa no Brasil está estruturada? Como o ensino do léxico vem sendo abordado na BNCC? Os resultados da nossa análise indicaram que a abordagem do léxico nas propostas de ensino da BNCC ainda é muito simplificada e não destaca o seu verdadeiro papel de construtor da comunicação verbal, nem tão menos sua grande relevância para o aprofundamento dos alunos acerca das propriedades e estrutura da língua portuguesa.
References
BARBOSA, Maria Aparecida Terminologia aplicada: percursos interdisciplinares. Mato Grosso: Polifonia, v. 15 n. 17, p. 30-44, 2009.
BASÍLIO, Margarida. Abordagem gerativa e abordagem cognitiva na formação de palavras: considerações preliminares. Revista Linguística Cognitiva, v.6 n. 2, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Acesso: 26 de abril de 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1997. cesso: 26 de abril de 2021.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. cesso: 26 de abril de 2021
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso: 26 de abril de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2019: Língua Portuguesa – guia de livros didáticos - Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Acesso: 26 de abril de 2021
CRUZ, Ana Flávia. Léxico, leitura e livro didático: uma tríade em análise no ensino do português. Estudos linguísticos, São Paulo, p. 427-440, 2016.
FERRAZ, Aderlande Pereira. O léxico do português em estudo na sala de aula. Araraquara, Letraria, 2016. FERREIRA, H. M.; VIEIRA, M. S.P. O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de língua materna. Revista Letras Raras, v. 2, n. 2, 2013.
FIGUEIREDO, Núbia Maria. Método e metodologia na pesquisa científica. 2a ed. São Caetano do Sul, São Paulo, Yendis Editora, 2007.
GUERRA, Miriam; ANDRADE, Karylleila Santos. O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas. Uberlândia, Domínio em Linguagens, v.6, n. 1, 2012.
HENRIKSEN, Birgit. Three dimensions of vocabulary development. Cambridge University, 1999.
LAUFER, Batia. 1997 The lexical plight in second language reading. IN: COADY, J. & T.N. HUCKIN 1997. Second Language Vocabulary Acquisition. Cambridge University Press, p. 20-34.
LEFFA, Vilson. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, Vilson (org). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, p. 15-44, 2000.
LISKA, Geraldo José. Gamificação e ensino do léxico na aprendizagem da língua portuguesa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 15, n. 2, p. 230-248, 2019.
NATION, Paul. Learning Vocabulary in Another Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
XATARA, Claudia Maria.; SOUZA, V. C.; MORAES, A. C. A aquisição do vocabulário básico e a competência lexical. Rio de Janeiro, Caderno seminal digital, v 10, n. 10, 2008.
WARING, Rob. A comparison of the receptive and productive vocabulary sizes of some second language learners. In Immaculata: The Occasional Papers at Notre Dame Seishin University, p. 94-114, 1997.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).