PEQUENO ENSAIO SOBRE TRÊS RECORTES E ANÁLISES PARA DECOLONIZAR O CURRÍCULO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Abstract

Este artigo apresenta as transformações na modalidade de ensino durante a trajetória profissional da docente, que ocorreram como resultado da sociedade da informação e no contexto da rede privada de ensino superior. Tem na (auto) narrativa o apoio metodológico e reflexivo para a compreensão do papel do professor na perspectiva da metodologia ativa, com a descrição do modelo da sala de aula invertida aplicado no modo híbrido (aula presencial articulada ao ambiente virtual de aprendizagem). Faz algumas notas reflexivas sobre a virtualização do ensino para a formação de profissionais, com a necessidade de compreensão do seu impacto na configuração da ação docente diante da provável reestruturação em curso, potencializada pela pandemia e socialmente visível como uma prática educativa a ser investigada.

Author Biography

Ana Maria Ricci Molina , Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto/SP

Doutorada em Educação (UFSCar); Mestre em Psicologia (FFCLRP-USP); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Políticas Públicas (UNAERP); Graduada em Psicologia (UNESP/Assis) e Pedagogia (UNAR); Pós-Doutora em Psicologia (FFCLRP-USP). Participante do Grupo de Pesquisa em Comunidades Islâmicas e Árabes (GRACIAS – USP). Docente no Centro Universitário Barão de Mauá.

References

ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação & Sociedade: Revista do Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 251-283, abr. 2001
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
CANALES-RONDA, Pedro; HERNANDEZ-FERNANDEZ, Asunción. Metodología flipped classroom no ensino universitário. Rev. Iberoam. Educ. Super, México , v. 10, n. 28, p. 116-130, 2019. http://dx.doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2019.28.432.
CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel. Metodologias ativas. In.: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 441-443.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Lisboa: Ed. 52, 2013.
COLVARA, J.S; SANTO, E.E. Metodologias Ativas no Ensino Superior: o Hibridismo da Sala de Aula Invertida. Rev. Bras. Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18 n. 1: e325, 2019.
LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, Junho, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316.
LOPES, Janaína Maciel et al . Autoeficácia de Estudantes de Medicina em Duas Escolas com Metodologias de Ensino Diferentes (Aprendizado Baseado em Problemas versus Tradicional). Rev. Bras. Educ. Med., Brasília , v. 44, n. 2, e047, 2020.
LORENA, Suélem Barros de et al. Análise do Acesso à Informação Acadêmica entre Estudantes de Medicina Inseridos numa Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med., Brasília, v. 43, n. 4, p. 176-186, Dec. 2019. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4rb20190037.
MALLMANN, Elena Maria; FERREIRA NOBRE, Ana Maria. Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital. Apert. (Guadalaj., Jal.), Guadalajara, v. 9, n. 2, p. 24-41, 2017. http://dx.doi.org/10.18381/ap.v9n2.1026.
AUTORA. Notas sobre o nível de escolaridade entre profissionais do sexo. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 4, p. 940-958, set./dez. 2021.
AUTORA. Sobre a formação de professores de psicologia para o ensino básico. In: FELTRIN, T; RIGUE, Fernanda M.; BATISTA, Natalia L. (org). A formação de professores no Brasil: historicidade, subjetividade, gênero, professoralidade e docências tradicionais e contemporâneas. 1ed. Rio de Janeiro: Mares Editora, 2019, v. 2, p. 211-222.
AUTORA. Sobre práticas educativas em processos sociais: recortes de algumas incursões de alunos de pedagogia. Revista de Pedagogia, UFMT, v. 6, p. 1324, 2017.
AUTORA; SANTOS, W. B. Educação Sexual e currículo de ciências/biologia: desafios à prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1149–1163, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.9530.
AUTORA; DINIS, Nilson Fernandes. Uma utilidade social da educação é formar sujeitos para o mundo do trabalho, o que pode silenciar esta verdade? Plures Humanidades. v. 15, p. 1-10, 2014.
MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In.: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, vol. 2, 2015, p. 15-33.
NÓVOA, António; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010,
VALENTE, José Armando. Sala de Aula Invertida. In.: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 571-574.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000
Published
2024-10-23
Section
Ensaios