O GOLPE DE 2016 VAI À ESCOLA: ATIVIDADES DE LEITURA MULTIMODAL NAS AULAS DE HISTÓRIA

  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Laís Shauany Faustino da Silva Universidade Estadual do Ceará

Abstract

This work aims to discuss how controversial themes echo transformed into verbal-imagery texts (cartoons, memes, comic strips etc.) in order to suggest a treatment of these as pedagogical tools for history classes. This is done in a way that humor establishes itself as an activator of multimodal reading strategies (KESSESS, van LEEUWEN, 1996) for the contribution of critical visual literacy practices (LUKE and FREEBODY, 1997; CERVETTI, 2001). The images are limited to the controversy caused by the proposal of the subject "Special Topics IV: the coup of 2016 and the future of democracy", in the course of Political Science, University of Brasilia. For this, we rely on Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1992; 2003). We believe that the proposal rests on the need to look at the images for the development of a theoretical instrument capable of helping teachers and students to analyze, interpret and appropriate the image content, leading from it critical discussions.

Author Biographies

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Atualmente coordena o projeto ?Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?; integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); coordena o projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. (Texto informado pelo autor). Professora categoria permanente no Curso Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE, professora colaboradora do PROFLETRAS/UECE e, atualmente, pós-doutoranda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - JÚLIO DE MESQUITA FILHO - VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília).

Laís Shauany Faustino da Silva, Universidade Estadual do Ceará

raduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente cursa o Mestrado Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará, campus FECLESC - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Pesquisa a Relação entre Jogos Digitais e Educação, Videogames e Representações, Videogames e Jogos Digitais e Ensino de História, Multimodalidade e Letramento Digital em Jogos Digitais.

Published
2018-07-04