EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE E APÓS A PANDEMIA
Abstract
A educação vem enfrentando vários desafios durante este período de pandemia e após a pandemia outros processos continuarão a ocorrer. É necessário que os professores e alunos tenham aptidão ao ensino remoto emergencial e também as tecnologias digitais da informação e comunicação. Com esta premissa, o presente texto objetiva analisar e discutir a educação e as tecnologias digitais da informação e comunicação durante e após a pandemia. Está fundamentado em autores como, Antunes (2014), Freire (1996, 2006, 2018), Garofalo (2020) e Libâneo (2011), sendo uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Diante das investigações, conclui-se, a priori, que: os cenários virtuais continuarão presentes na educação após a pandemia; os professores devem se aperfeiçoar para usá-los com objetividade; as práticas educativas precisam continuar alcançando os sujeitos da aprendizagem.
References
ANTUNES, Celso. Introdução à educação. São Paulo: Paulus, 2014.
APARICI, Roberto. Educación para la comunicación en tiempos de neoliberalismo. In: APARICI, Roberto (org.). Comunicación Educativa en la Sociedad de la Información. Madrid: UNED, 2006. p. 403-413.
BARROS, Daniela Melaré Vieira; ROMERO, Cristina Sánchez; MOREIRA, José Antônio. Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, São Cristóvão, v. 7, p. 77-88, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3453. Acesso em: 22 dez. 2021.
BORBA, Marcelo Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e Educação
Matemática. Belo Horizonte: Coleção tendências em Educação Matemática Autêntica, 2001.
BRASIL (2020). Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jun. 2020.
CASTELEINS, Vera Lúcia. Novas tecnologias, novas competências. Revista Diálogo Educacional, v. 3, n. 5, p. 67-74, jan./abr., 2002. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4741. Acesso em: 10 dez. 2020.
CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. II, p. 43-54, 2015.
DAUDT, Luciano. 6 Ferramentas do google sala de aula que vão incrementar sua
aula. 2015. Disponível em: https://www.qinetwork.com.br/6-ferramentas-do-google-
salade-aula-que-vao-incrementar-sua-aula/. Acesso em: 18 dez. 2021.
DIAS, Erika.; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, Sept, 2020.
FIORENTINI, Dario; CASTRO, Franciana Carneiro. Tornando-se professores de matemática: O caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. IN: FIORENTINI, Dario (Org). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP; Mercado das letras, 2003, p. 121-156.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança.39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GAROFALO, Débora. O que esperar da educação pós pandemia? Disponível em: < https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/05/13/o-que-esperar-da-educacao-pos-pandemia.htm>. Acesso em 21 dez. 2021.
GOOGLE CLASSROOM. Google for education. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: <
classroom.google.com>. Acesso em: 18 dez. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Valéria Soares de. Ensino remoto: desafios e possibilidades de ensinar e aprender. In: Palestra realizada pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, 05 de maio de 2021. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=yFIZ1sTU7EI&t=3s . Acesso em: 5 mai. 2021.
MATOS, João Felipe. Princípios orientadores para o desenho de Cenários de Aprendizagem. Lisboa: Universidade de Lisboa – Portugal, Instituto de Educação, 2014.
NEIRA, Ana Carolina. Professores aprendem com a tecnologia e inovam suas aulas. Jornal Estado de São Paulo. 24 de fevereiro de 2016. São Paulo, 2016.
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros (org.). Práticas pedagógicas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
PIEDADE, João; PEDRO, Ana; MATOS, João Filipe. Cenários de aprendizagem como estratégia de planificação de aulas na formação inicial de professores: o exemplo da área de informática. CONGRESSO INTERNACIONAL DE TIC E EDUCAÇÃO, 5, 2018, Lisboa. Anais... Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: 2018, p. 1833-1851. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas_te_2018.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.
PNAD Contínua TIC 2019: internet chega a 82,7% dos domicílios do país. Agência IBGE Notícias. 14 de abril de 2021. Disponível: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais>. Acesso: 20 dez. 2021.
SANTOS, Willian Lima; FERRETE, Anne Alilma Sila Souza; ALVES, Manoel Messias Santos. A produção do conhecimento sobre Facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 10, p. 01-28, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24065/2237- 9460.2020v10n0ID1255. Acesso em: 22 dez. 2021.
SATHLER, Luciano. Educação pós-pandemia e a urgência da transformação digital. 2020. Disponível em:
SILVA, Maria José Sousa; NASCIMENTO, Luciene Fabrizia Alves; FELIX, Pedro Wallas Soares de Araújo. Ensino Remoto e Educação Geográfica em Tempos de Pandemia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) [online], 7., Maceió. 2020. Anais [...], Maceió: Realize Eventos, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68526. Acesso em: 18 set. 2020.
VALE, Leandra Mendes do. Aulas Remotas e as Ferramentas do Google. Portal Eletrônico Fluência Digital [28/08/2020]. Disponível em:
VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimentos: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).