PROJETO CULTURAL MEMÓRIA VIVA: 20 ANOS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE

Palavras-chave: Biblioteca Comunitária. Projeto Cultural. Espaço Não Formal.

Resumo

Este artigo apresenta o projeto cultural “Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire” (BCPF), aprovado na Lei Aldir Blanc em dezembro de 2020 e realizado no município de Presidente Figueiredo (AM). Descreve a história memorial de sua idealizadora, a professora Elzimar dos Santos Ferreira. Fundamenta-se na abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação, especialmente por sua caraterística social articulada a uma estratégia de intervenção comunitária. Nessa perspectiva, ressalta-se a metodologia do trabalho desenvolvido por ela e as ações do projeto, como plano de comunicação, limpeza, reforma e manutenção do espaço e produção de documentário. A fundamentação teórica aborda a biblioteca como um espaço não formal de educação que fomenta o desenvolvimento social, artístico e cultural de seus leitores/interagentes e reflete sobre parcerias, especialmente com escolas e universidades. Por fim, como resultado, surgem produtos culturais enquanto apresentam-se possibilidades de atuação para as futuras gerações.

Biografia do Autor

Fátima Maria da Rocha Souza, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Elisangela Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Raquel Souza de Lira , Secretaria Municipal de Educação - Manaus/AM

Mestra em Letras e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA).  Professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus). Pesquisadora no grupo interdisciplinar Intercidade. Integra a equipe de coordenação acadêmica de todos os eixos do projeto Práticas Leitoras (Ano 2) e também colabora como voluntária do Casarão de Idéias, no eixo Mediação Cultural.

Referências

BOLETIM Nº. 1. Biblioteca Comunitária Paulo Freire, outubro de 2019. Projeto de extensão Práticas Leitoras. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 dez. 2021.

BOLETIM Nº. 2. Atividades de Incentivo à Leitura, dezembro de 2019. Projeto de extensão Práticas Leitoras. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 dez. 2021.

BOLETIM Nº. 4. Mapeando Bibliotecas em Presidente Figueiredo, abril de 2020. Projeto de extensão Práticas Leitoras. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 dez. 2021.

CACHOEIRAS DE LETRAS (documentário). Direção de Denilson Novo. Presidente Figueiredo: La Xunga Produções, 2021, 22min41, color., son., leg. Português. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jan. 2022.

FERREIRA, Elzimar dos Santos. Entrevista com Elzimar dos Santos Ferreira. Presidente Figueiredo, 29 de dezembro de 2020. Citação de textos eletrônicos [on-line]. Troca de mensagem por WhatsApp. Entrevistadora: Elisângela Silva de Oliveira. Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

FERREIRA, Elzimar dos Santos. Entrevista com Elzimar dos Santos Ferreira. Presidente Figueiredo, 26 de fevereiro de 2021. Entrevistadora: Elisângela Silva de Oliveira. Troca de mensagem por WhatsApp, depoimentos reunidos em 10 arquivos mp3 (10min24s). Transcrição realizada por meio do aplicativo Transcriber. Entrevista concedida ao projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

FERREIRA, Elzimar dos Santos. Entrevista com Elzimar dos Santos Ferreira. Presidente Figueiredo, 20 de outubro de 2021. Citação de textos eletrônicos [on-line]. Troca de mensagem por WhatsApp. Entrevistadora: Elisângela Silva de Oliveira. Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de Método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

LOPES, Jonatan Pereira. Depoimento de Jonatan Pereira Lopes. Presidente Figueiredo, 02 de janeiro de 2022. Citação de textos eletrônicos [on-line]. Troca de mensagem por WhatsApp. Entrevistadora: Fátima Maria da Rocha Souza. Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

MACHADO, Elisa; VERGUEIRO, Waldomiro. Bibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-11, ago. 2010. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jan. 2022.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993.

SOUZA, Fátima; LIRA, Raquel. Registro de Memória. In: SOUZA, Fátima; ANDREATTA, Elaine; LIRA, Raquel; DAOU, Geórgia Pozzetti (org.). Janelas de leitura: Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas [livro eletrônico]. Manaus: Edição Geórgia Pozzetti Daou, 2021.

UFMG. Folheto para a criação de bibliotecas comunitárias auto-geridas. Programa de ensino, pesquisa e extensão A Tela e Texto; Setor de bibliotecas comunitárias, [2010]. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jan. 2022.
Publicado
2022-11-21