GÊNERO FANZINE E FAKE NEWS: EXPERIÊNCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O artigo em pauta tem como objetivo analisar as contribuições do gênero fanzine para práticas de leitura de textos que veiculam fake news por estudantes do Ensino Fundamental. Os dados são provenientes de experiência de leitura e produção realizada com alunos do 9º ano de uma escola rural no norte do Tocantins. Para compor este estudo foi realizada oficina que partiu da leitura de textos multimodais com discursos mentirosos, observação de suas regularidades enunciativas, culminando na produção de um panfleto com método do gênero fanzine para prevenção às fake news. O produto foi criado a partir das atividades manuais confeccionadas pelos estudantes e das discussões em sala de aula sobre literatura e produção de texto. A pesquisa é de caráter qualitativo e tem como base teórica, principalmente, autores como Rojo (2012), Barros (2019), Silva (2019) e Araújo (2017). A relevância da pesquisa está na importância social, na riqueza da leitura e produção num viés crítico, participativo e autônomo, além da ampliação das práticas pedagógicas para um ensino colaborativo e criativo.
References
ARAÚJO, Raqueline Chaves; SILVA, Jackeline Sousa; Gonçalves, Maria das Neves. CASTRO, Onerives Monteiro. Práticas significativas através dos gêneros textuais: o Fanzine como recurso pedagógico na formação do sujeito leitor-escritor. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4709_10092017194747.pdf> Acesso em 21 abr 2021.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões sobre o papel dos estudos linguísticos e discursivos no ensino-aprendizagem na escola. Disponível em: Acesso em 10 abr 2021.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
LACERDA, Tiago de Oliveira. Fanzines: uma faceta da comunicação alternativa na cidade de Campina Grande. Revista eletrônica temática. João Pessoa: n.09, 2008. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/1208/1/artigo%208.pdf . Acesso em: 20 set 2019
O que move as fake News?. Revista Nova Escola. S.D Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news#_=_. Acesso em: 18 set 2019.
Fake news é eleita palavra do ano por dicionário Collins. Revista Veja. 2 nov 2017. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/fake-news-e-eleita-palavra-do-ano-por-dicionario-collins/. Acesso em: 20 abr 2021.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SILVA, Luíza Helena Oliveira. Interações, leituras e sentidos em tempos de fake news: desafios para a formação de leitores no contexto escolar. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/esse/article/view/161838> Acesso em: 13 jan 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).