UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA: OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Abstract
O objetivo deste trabalho é conhecer os Obstáculos Epistemológicos presentes no Ensino de Matemática em produções acadêmicas, a partir de Teses e Dissertações produzidas em Instituições de Ensino Superior localizadas na Amazônia brasileira no período de 2005-2019. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, delineada na perspectiva teórica do filósofo francês Gaston Bachelard, em que se fez uso de consulta bibliográfica a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foram identificadas 5 (cinco) dissertações que atendem ao escopo da pesquisa. As análises apontam obstáculos indicados por Bachelard, quais sejam: experiência primeira; obstáculo verbal; conhecimento unitário e pragmático. Por Sierpinska: dificuldade em definir limite; transferência automática dos métodos da álgebra de manipulação de grandezas finitas às grandezas infinitas. Por Rezende: obstáculo da reticência ao infinito, dentre outros.
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