UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA: OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Abstract

O objetivo deste trabalho é conhecer os Obstáculos Epistemológicos presentes no Ensino de Matemática em produções acadêmicas, a partir de Teses e Dissertações produzidas em Instituições de Ensino Superior localizadas na Amazônia brasileira no período de 2005-2019. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, delineada na perspectiva teórica do filósofo francês Gaston Bachelard, em que se fez uso de consulta bibliográfica a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foram identificadas 5 (cinco) dissertações que atendem ao escopo da pesquisa. As análises apontam obstáculos indicados por Bachelard, quais sejam: experiência primeira; obstáculo verbal; conhecimento unitário e pragmático. Por Sierpinska: dificuldade em definir limite; transferência automática dos métodos da álgebra de manipulação de grandezas finitas às grandezas infinitas. Por Rezende: obstáculo da reticência ao infinito, dentre outros.

Author Biographies

Wander Alberto José, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc/TO)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Educação Básica da Rede Estadual do Tocantins (SEDUC-TO). 

 

Severino Roberto de Lima, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc/TO)

Doutorando em Educação para a Ciência pela UNESP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Educação Básica na Rede Estadual do Tocantins (SEDUC-TO).

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Matemática Ciências e Matemática (REAMEC).

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Published
2022-03-11