PROCESSOS DE SINGULARIZAÇÃO NOS MODOS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR/A PARA UMA ESCOLA DE OUTROS TEMPOS
Abstract
No presente texto, buscamos como objetivo refletir acerca das dinâmicas pelas quais tem permitido tecer processos de singularização nos modos de ser e fazer-se professor/a para uma escola de outros tempos que se apresenta nesse período da pandemia. Trata-se de um ensaio teórico para pensar como os/as docentes vem constituindo sua subjetividade diante desse novo contexto educativo de aprender e ensinar. Nos fundamentamos em: Guattari; Rolnik (1996), Imbernón (2016), Morin (2020), Nóvoa (2020), e outros. Como resultados refletimos que outros modos de compor-se professor/a emergiram, passando, o/a docente a reaprender e reinventar-se diante da diversidade de saberes e fazeres da prática educativa e pedagógica na pandemia. Assim, os processos de singularização do ser, fazer e saber foram permitindo a tessitura de uma professoralidade que foi se constituindo em outras tantas didáticas necessárias e desafiantes para salvar a escola e dar continuidade ao projeto educativo de formação humana.
References
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
GUSDORF, Georges. Professores para que? Para uma pedagogia da pedagogia. Tradução M. F. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Encontro consigo e com o outro: tecendo subjetividades em narrativas de uma pesquisaformação na pandemia. Caderno de Letras, Pelotas, n. 40, pp.221--236, maio-agosto 2021. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20697/13492>. Acesso em: 30 set. 2021.
MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. [tradução Ivone Castilho Benedetti], colaboração Sabah Abouessalam. 1.ed. Bertrand Brasil, 2020.
NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação, entrevista. Revista Com Censo, #22 • volume 7 • número 3 • agosto 2020. Disponível em: < http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905/551>. Acesso em: 29 set. 2021.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).