UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DE ADAPTAÇÃO DO FILME DA OBRA “AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - O LEÃO, A BRUXA E O ROUPEIRO”
Abstract
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a adaptação de obras literárias para o cinema. O objetivo é compreender como os recursos audiovisuais podem auxiliar nessa transcrição. Mostrar como é possível transformar as páginas de um livro em imagem e som. O objeto de estudo é o livro “As Crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda roupa”, bem como o filme de mesmo nome. Um breve contexto histórico do cinema é apresentado, seguido da história dos contos de fadas. Analisamos como foi feita a transposição do livro para o cinema, utilizando algumas passagens da obra literária e como o cinema utilizou-se dos recursos audiovisuais para dar vida às paginas do livro. Desse modo, buscamos aportes teóricos como Balogh (1996), Carrière (1995), Field (1995) e entre outros.
References
ADORO CINEMA. As Crônicas de Nárnia. 2008. Disponível em: http://www.adorocinema.com. Acesso em: 22 abr. 2008.
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Direção de Andrew Adamson e Michael Apted. Disney, 2006. 1 DVD ( 140 min).
ARAÚJO, Inácio. Cinema: o mundo em movimento. São Paulo: Scipione, 1995.
BALOGH, Anna Maria. Conjunções, disjunções, transmutações: da literatura ao cinema e à TV. São Paulo: Annablume, 1996.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980.
CANAL KIDS. 2008. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/era.htm. Acesso em: 26 abr. 2008.
CANAL KIDS. 2008. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/sessao2.htm. Acesso em: 26 abr. 2008.
CARÁ, Valentina Metsavaht. A estrutura da adaptação: uma análise das funções narrativas na adaptação da obra “Harry Potter e o Cálice de Fogo” para o cinema. São Leopoldo, 2007. 53f. Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção para a aprovação no Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale dos Sinos, 2007.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1991.
COELHO, Raquel. A arte da animação. Belo Horizonte: Formato, 2000.
CONTANDO HISTORIA. 2008. Disponível em: http://www.contandohistoria.com/fadas. Acesso em: 12 mai. 2008.
CONTRACAMPO. 2008. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/50/primeirapessoa2.htm. Acesso em: 02 jun. 2008.
CORSO, Diana Lichtensteis; CORSO, Mário. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed, 2006.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de janeiro: Globo, 1987.
C.S.LEWIS. 2008. Disponível em: http://www.cslewis.com. Acesso em: 02 jun. 2008.
COUTINHO, Evaldo. A imagem autônoma. São Paulo: Perspectiva, 1996.
DEVIR. 2008. Disponível em: http://www.devir.com.br/starwars/biografia.php. Acesso em: 10 mai. 2008.
DISNEY. 2008. Disponível em: http://www.disney.com.br/DVDvideo/narnia/livros/index.html. Acesso em: 20 mai. 2008.
DISNEY. 2008. Disponível em: http://www.disney.com.br/DVDvideo/narnia/shell_content.html?cid=BR. Acesso em: 20 mai.2008.
FELINTO, Marilene in CORSO, Diana Lichtensteis; CORSO, Mário. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
FIELD, Syd. Quatro roteiros. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2004.
MAGALHÃES, Ligia Cademartori. O que é literatura infantil. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
LEWIS, Clive Staples. As crônicas de Nárnia: [volume único]. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: técnica e estética através da história. 2.ed. São Paulo: Senac, 2005.
MARTEN, Luiz Carlos. Cinema: entre a realidade e o artifício. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.
NAZÁRIO, Luiz in J. Guinsburg e Ana Mae Barbosa. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
RODRIGUES, Lourdes. A sétima arte. v.2 - O cinema do mundo. São Paulo, SP. Lemos, 2005.
RODRIGUES, Lourdes. . A sétima arte. v.4 - Gêneros do cinema. São Paulo, SP. Lemos, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).