METODOLOGIAS ATIVAS NA VOZ DE PÓS-GRADUANDOS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES
Abstract
Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções e os desdobramentos das Metodologias Ativas, a partir dos depoimentos dos concluintes do curso de Pós- Graduação, em Processos Educacionais Inovadores, de uma instituição de Ensino Superior Particular, no município de Palmas-Tocantins. A metodologia é de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo, a análise de conteúdo possibilitou a interpretação das informações obtidas via Google Forms. Percebemos que, de acordo com os depoimentos dos cursistas, o principal desdobramento de suas falas aponta para as Metodologias Ativas como possibilidade de ressignificação dos processos de ensino aprendizagem, bem como o reconhecimento e valorização da subjetivação dos indivíduos neste processo. Destacamos que os resultados da pesquisa imprimem a necessidade acadêmica, profissional e social de formar sujeitos protagonistas, ativos, atuantes e proativos em seus contextos de vivências; nesse sentido as Metodologias Ativas esperançam essa possibilidade.
References
AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. A Formação Contínua do Docente como elemento na construção de sua identidade. Tese de Doutorado – Universidade do Porto / Faculdade de psicologia e de Ciências da Educação. Porto, Portugal, 2004.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BAUMAN. Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar,2001.
CALDEIRA, Camila Santana; GODOY, Marcela Teixeira; MORALES, Angélica Góis. A educação ambiental e a interdisciplinaridade no contexto escolar. In: Actas Congresso de Meio Ambiente AUGM, 7mo, 2012, ARGENTINA.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia Da Educação. São Paulo: ed. Cortez,1990.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FONSECA JÚNIOR, W.C. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006, p.280-315).
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SOUZA. A.C; FALCÃO. G.C; NETO. L.S.S. Metodologias ativas em EAD nos tempos de pandemia: estratégias para dinamização da aprendizagem e do ensino. In: PONTEL, Evandro; CORREIA, Fábio Caires; TAUCHEN, Jair; MASS, Olmaro Paulo; PERIUS, Oneide. (Orgs). Diagnóstico do tempo: implicações éticas, políticas e sociais da pandemia, Porto Alegre, RS: Editora Fundação Fênix, 2020.
SCHNEIDER, Fernanda. Otimização do espaço escolar por meio do modelo de ensino híbrido. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORAN, José M. A distância e o presencial cada vez mais próximos. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 20 a 26 maio 2010. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/01/proximos.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021.
________. Mudanças necessárias na educação, hoje. Ensino e Aprendizagem Inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, Jose. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 21ª Ed. 2014 ; p. 21-29.
_________. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível emhttp://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 16 mai. 2021.
PORVIR. Como preparar os jovens para o mercado de trabalho do futuro? Disponível em: https://porvir.org/como-preparar-nossos-jovens-para-o-mercado-de-trabalho-do-futuro/ . Acesso em: 23 jan. 2019.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como Atividade Profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; DÁVILA, Cristina Maria (Orgs.). Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008a. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
VYGOTSKY, Lev S. A consciência como problema da psicologia do comportamento. In: Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996b.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).