FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DIGITAL: PERSPECTIVA DE QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO

  • Willany Palhares Leal Unitins
  • Marcos Antônio Dozza Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-2295-6420
  • Alcides Moreira do Nascimento Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Abstract

O crescente avanço no campo do conhecimento – o das tecnologias digitais da informação e comunicação – tem motivado o professor a rever sua prática pedagógica e concepção de ensino-aprendizagem de forma potencializar a construção do conhecimento na sala de aula. O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação dos professores nas políticas públicas de inclusão digital nos municípios de Augustinópolis, Dianópolis e Palmas do Tocantins.  A intenção da pesquisa foi analisar os impactos dessas políticas na melhoria da qualidade das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa básica quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo seus dados extraídos de questionários e entrevistas com os professores do ensino médio envolvidos no processo de formação continuada para inclusão digital. Esse estudo indica que a formação para a inclusão digital dos professores do ensino médio ainda é um desafio a ser vencido pelos municípios pesquisados. Além disso, sinaliza que o processo de integração das tecnologias à prática pedagógica é entendido pelos os professores como essencial, mas sugerem mudança pedagógica na formação continuada para inclusão digital no ensino médio.

Author Biographies

Willany Palhares Leal, Unitins

Doutora em Sociologia e Mestra em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Marcos Antônio Dozza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrado em Administração. Graduação em Ciências Econômicas. Professor pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

 

Alcides Moreira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduado em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas; Política e Estratégia Nacional; Administração Pública; Gestão Escolar e Metodologia do Ensino de História e Geografia.

 

References

BELLONI, Maria Luísa. Mídia e educação a distância na formação de professores. In: MILL, Daniel;PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Carlos: EduFScar, 2010. P. 245 -261.

BEHRENS, Marilda Aparecida. PROJETOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUM PARADIGMA EMERGENTE. In: Moran, Manuel José; Masetto,Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campina, São Paulo: Papirus 2002.

DOURADO, Luiz Fernandes. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E DESAFIOS. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015.

GONSALVES, Pereira Elisa. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2007.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2009.

KATO, Fabiola B. Grello; SANTOS, Silvia Alves dos; SILVA Júnior, João dos Reis. Políticas para formação de professores a distância: implicações politicas e teóricas. In: SOUZA, Dileno Dustan Lucas de FLORESTA, Maria das Graças Soares (Org.). Educação a distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo, Xamã, 2010. P. 34-52.

KENSKI, Vani Moreira. TECNOLOGIAS E TEMPO DOCENTE. Campinas SP. Papirus .2013.

LEAL, Willany Palhares, Tecnologias e Educação a Distância nas Políticas Públicas de Formação de Professores: o habitus professoral na UNITINS.TESE DOUTORADO, (Departamento de Sociologia) 2013 - UnB. Brasília - DF

LEAL, Willany Palhares; SOUSA, Vanessa Leal. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.10 – 2019 p.119.

MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas ás inovações pedagógicas. Considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In: PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Carlos: EduFScar, 2010. P. 267-286

MORAN, Manuel José. Texto revisto e ampliado de Ensino e Aprendizagem

Inovadores com apoio de tecnologias, in Novas Tecnologias e Mediação

Pedagógica, Campinas: Papirus, 21ª Ed. 2014; p. 21-29.

_____________ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS AUDIVISUAIS E TELEMÁTICAS. In: Behrens, Marilda Aparecida; Masetto, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campina, São Paulo: Papirus 2002.

PIMENTEL, Nara. Educação superior a distância nas universidades públicas no Brasil: reflexões e práticas. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Carlos: EduFScar, 2010. P. 267-286.

Pretto, Nelson De Luca Rocha, Nicia Cristina Rocha Riccio. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR.

RICHIT, Adriana, MALTEMPI, Marcus Vinícius, A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 1, p. 17-41, jan./abr. 2013.

SCHELMMER, Eliane. Inovações Tecnológicas Na educação: In: MILL, Daniel;

PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a distância desafios contemporâneos. São Paulo

Published
2022-08-09
Section
Artigos