ENSINAR CRITICAMENTE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO CONTEXTO PANDÊMICO: POTENCIALIDADES DE UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL
Abstract
O objetivo deste relato de experiência é descrever e analisar o processo teórico-metodológico de utilização no ensino remoto de um produto educacional (PE) destinado a ensinar criticamente conceitos teórico-práticos sobre o tema atividade física, saúde e sociedade (AFS), em turmas do Ensino Médio de um Colégio Público no Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja etapa de aprimoramento do PE foi desenvolvida no primeiro semestre de 2021, em aulas de Educação Física. Essa experiência envolveu aproximadamente 210 estudantes, com quatro subtemas estruturados durante oito semanas: estilo de vida saudável como direito ou privilégio; estabelecimento de metas e aspectos pessoais e sociais; monitoramento da AF; avaliação: cumprimento das metas. Os resultados indicam o potencial do PE de utilizar o tema atividade física como estratégia de autocuidado para fazer os estudantes refletirem sobre os próprios estilos de vida e de aprendizagem, de modo crítico e contextualizado.
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