O DESAFIO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS VINCADAS NA APRENDIZAGEM DIALÓGICA E CONTEXTUALIZADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
Abstract
Objetiva-se discutir sobre as concepções e desafios das práticas avaliativas de professores que atuam na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, sob a égide normativa que subsidia esses campos de estudo. Fundamenta-se nos estudos de Esteban (2001), Hoffmann (1998; 2005; 2008), Luckesi (2011; 2013), Ramos (2008), Vasconcellos (2008), Ciavatta (2005), Piolli e Sala (2021) e Saviani (2007). A metodologia é de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com quatro colaboradoras da pesquisa, visando responder à seguinte questão: Como os docentes lidam com os desafios na aprendizagem, tendo como base suas concepções avaliativas? Em relação aos resultados, percebeu-se que, embora as colaboradoras busquem alcançar mudanças significativas em suas práticas avaliativas, encontram dificuldades em implementar um trabalho sistematizado com a avaliação numa perspectiva formativa, todavia, mostram disposição em construir, coletivamente, um espaço formativo que favoreça a melhoria da aprendizagem dos estudantes e de suas próprias práticas.
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