MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PLANOS DE EDUCAÇÃO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E AS DIRETRIZES OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar os instrumentos de monitoramento, avaliação e implementação dos Planos Municipais de Educação emanados pelo Ministério da Educação (MEC), a partir de uma perspectiva crítica e de análise bibliográfica e documental. Nesse processo, este estudo identificou que os instrumentos em si não são suficientes para garantir o acompanhamento e monitoramento das metas e estratégias dos planos educacionais, sendo necessários para sua efetividade, a participação e o envolvimento dos gestores das políticas educacionais, a sociedade civil organizada, as instituições e as equipes técnicas.

Author Biographies

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da educação básica da Rede Municipal de Ensino de Gurupi - TO. Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). 

Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc/TO)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em História pela Universidade Federal de Gioás (UFG). Professor da educação básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). 

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em educação na Amazônia (Educanorte). Coordena o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM).  

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Published
2022-03-11